Guia da Semana

Guia da Semana

Você costuma dar comidinhas para seu cachorro ou gato de vez em quando? Muitos donos acreditam que essa é uma boa forma de recompensar o animal por conta de um comportamento bom. Porém, o que muita gente não sabe é que essa prática pode ser muito prejudicial ao pet – alguns alimentos que são inofensivos para os humanos podem causar problemas gastrintestinais e renais aos peludos, podendo, inclusive, levar o animal a óbito em situações mais graves.

Cães e gatos possuem uma necessidade nutricional específica e a melhor opção para os pets é fornecer um alimento completo e balanceado – e isso significa um alimento que tenha todos os nutrientes essenciais para a saúde deles.

Outro ponto importante é saber que os cães e gatos também possuem suas particularidades nutricionais, portanto devem receber alimentos diferentes. “Garantir que os animais recebam o alimento adequado para a sua espécie, em comedouros diferentes e na quantidade ideal, recomendada pelo médico-veterinário ou pelo guia de alimentação na embalagem é fundamental para a saúde dos animais”, afirma a médica veterinária da Hill’s Pet Nutrition, Sandra Nogueira.

Segundo a profissional, “os alimentos humanos dificilmente oferecem todos os nutrientes essenciais para os cães e gatos, como, por exemplo, a arginina, que é um aminoácido indispensável para os pets e não é essencial para os humanos”.

Chocolate, cebola, alho, produtos lácteos, abacate, ameixa, álcool e café são alguns alimentos proibidos para cães. O Guia da Semana, com a ajuda da médica veterinária Sandra Nogueira, da Hill’s Pet Nutrition, listou 10 alimentos que são prejudiciais para a saúde do pet. Vale a pena dar uma olhada:

Aprenda a fazer um vaso com graminha comestível que seu gato vai amar!

Saiba como fazer esse mimo para seu gato e ainda ajudar a saúde dele

Saiba tudo sobre câncer de mama em cães e como prevenir a doença

Entrevistamos a veterinária da Cobasi, que tirou as principais dúvidas!

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 29 Mar 2018.