Guia da Semana

Este evento terminou

A exposição Em Defesa de Valores Comuns, com curadoria do Consulado Geral da República da Polônia, apresenta acontecimentos cruciais do século XX, abrangendo o período de mais de oitenta anos de luta dos poloneses pela recuperação da independência e pelo retorno da Polônia à família dos povos democráticos.

Esta exposição exibe documentos arquivados verdadeiramente únicos, na maioria dos casos oriundos de fontes estrangeiras, tais como: despachos de espionagem, declarações de governos, ordens e declarações de comandantes eminentes, declarações de políticos, fotografias, desenhos e, também, documentos de correios e filatelia.

A história do Estado Polonês, documentada de fontes históricas, conta com mais de mil anos. As relações com a civilização mediterrânea e a da Europa Ocidental formaram nos poloneses durantes este período, fortes laços e afeições para com os valores universais.

A Polônia foi o primeiro país a colocar suas tropas contra a invasão nazista e, depois, as soviéticas. A campanha de 1939 não poderia terminar com a vitória. Os poloneses, mais fracos e abandonados, perderam, mas as autoridades nunca assinaram o ato de capitulação e o povo nunca se deu por vencido pela violência.

Mais de 2 milhões de cristãos poloneses foram vítimas deste terror sangrento.
Os materiais, únicos, compilados nesta exposição, demonstram um grande esforço militar e o martírio dos poloneses visto à distância, pelos olhos dos outros povos, pelos aliados.

Uma grande parte da exposição ilustra a história dos poloneses por trás da Cortina de Ferro. Numerosas fotografias, declarações e enunciações de políticos, cartas e panfletos volantes ilustram os motins do povo contra o regime comunista nos anos de 1956, 1970, 1976 e 1980.

As seguintes gerações de poloneses no país e no estrangeiro referem-se às tradições da independência. No mundo livre foram criados numerosos centros políticos e culturais, concentrando a emigração política, atuando em favor o país oprimido.

A exposição termina com um acontecimento de grande importância histórica: a entrada da Polônia em 12 de março de 1999 como membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).         

Em Defesa de Valores Comuns reflete o desejo humano de sempre: o de vivermos em liberdade, segurança e democracia.

Foto: Divulgação

Mapa do local

Em Defesa de Valores Comuns

Data 20 Set 2009-04 Out 2009
De 17 de setembro a 11 de outubro.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) De terça a domingo, das 9h às 21h.

Endereço
Avenida João Goulart, 551, 90010-120

Telefone 3212-5979