Guia da Semana

Este evento terminou

A artista mineira Iole de Freitas apresenta uma escultura que criou para o grande hall da nova sede da Fundação Iberê Camargo. O trabalho inédito é o primeiro do Programa Átrio, no qual artistas serão recebidos para desenvolver projetos especialmente para o espaço, com o objetivo de ampliar o campo de atuação da Fundação e difundir a arte contemporânea.

A obra é composta por cinco longas longas hastes de aço polido e cinco placas translúcidas de policarbonato, com seis metros de extensão cada uma, que foram retorcidas à mão. O trabalho ocupa o vão do átrio, criando um espaço próprio e dialogando com a arquitetura e com a exposição em cartaz. A intenção da artista atua em prol não do peso, mas do mais tênue, o transparente, o impalpável.

A peça apresenta o paradoxo entre a força e a leveza, com os efeitos que as lâminas retorcidas oferecem. De acordo com a perspectiva do visitante, a hora do dia e a variação do sol, também se altera aquilo que se vê. A base para a criação da obra são as mesmas que norteiam o trabalho de Iole desde a década de 70: transparência, deslocamento e tensão.

Foto: Adriana Franciosi

Mapa do local

Iole de Freitas

Data Sáb 01 Jan 2000
06 de janeiro a 08 de fevereiro de 2009.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) Terça, quarta e sexta, 10h às 19h; quinta, 10h às 21h; sábado e domingo, 11h às 19h.

Endereço
Avenida Padre Cacique, 2000, 90840-690

Telefone (51) 3247-8000