Guia da Semana

Este evento terminou

Na tradição judaica, a passagem do dia para a noite é marcada por "Quando a primeira estrela aparecer no céu". Esse evento natural dá nome ao início das atividades comemorativas dos 60 anos do Clube de Cultura de Porto Alegre, com um sarau-festa.  

Entre as atrações, Lorenzo e Rodolfo Ribas apresentam o sarau Especial Ferreira Gullar, com poemas musicados e performance, seguido do Sarau Aberto. O grupo Levanta-Favela realiza a encenação "Árvore em fogo", com colagem de textos de Bertold Brecht e o grupo musical Violeiro Só e os Mal-Acompanhados toca clássicos do samba das décadas de 60 e 70. Após, as atividades seguem com Jam Session reunindo músicos convidados e artistas que comparecerem ao local. Os ingressos podem ser adquiridos ao valor de R$ 2,00, mas portando um instrumento musical fica isento.  

Fundado em 30 de maio de 1950 por um grupo de judeus progressistas, o local tornou-se logo uma das principais referências da cidade, e mais tarde tornou-se bastião da resistência artística contra ditadura, contando com a colaboração de diversos artistas e intelectuais. A lista é enorme: Graciliano Ramos, Jorge Amado, Barão de Iatararé, Vinícius de Moraes, Elis Regina, Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves, Vasco Prado, P.F. Gastal, Jacob Koutzi, Carlos Gerbase, Celso Furtado, Caio Fernando Abreu, Luciano Albarse, Henrique Scliar e Moacyr Scliar, entre muito outros.

As programações comemorativas seguem até 30 de maio de 2010, quando será realizada festa de aniversário do clube. 

Foto: Divulgação/ hagah.

Mapa do local

Sarau Festa - Quando a primeira estrela aparecer no céu

Data Sáb 01 Jan 2000
18 de dezembro de

Preço(s) R$ 2,00. (portando um instrumento musical isenta o ingresso)

Horário(s) Sexta, 19h.

Endereço
Rua Ramiro Barcelos, 1853, 90035-002

Telefone 3331-6920