Guia da Semana

Guia da Semana

Os antigos cemitérios da capital gaúcha são, além de abrigo para os corpos, verdadeiros museus ao ar livre. O Cemitério São Miguel de Almas, assim como outros locais destinados aos sepultamentos, reúne centenas de obras de arte produzidas entre 1820 e 1940, por artistas europeus e locais, que podem ser vistas nos túmulos espalhados de pessoas notáveis e anônimas.

O cemitério foi construído para que seus espaços horizontais e verticais pudessem ser explorados da melhor forma. Muitas colunas servem de sustentação para as galerias em todos os pavimentos da construção e, pelo fato de o cemitério possuir muitos corredores semelhantes, é possível compará-lo a um labirinto, mesmo que não seja tão difícil assim encontrar a saída.

Destaque para o Mausoléu da Família Mathias Velho, cujo conjunto de esculturas é o mais importante da arte funerária de Porto Alegre: anjos abrem o túmulo de Cristo diante de um romano espantado. A família era proprietária das terras localizadas no município de Canoas, que hoje compreendem o bairro Mathias Velho.

Mapa do local

Cemitério São Miguel de Almas

Horário(s) diariamente, das 8h às 17h.

Endereço
Avenida Prof. Oscar Pereira, 400, 90640-070

Telefone 3217-0180

Atualizado em 15 Abr 2012.