Guia da Semana

Guia da Semana

As Pinacotecas Municipais Aldo Locatelli e Rubem Berta possuem um acervo composto por cerca de 800 obras de arte em diversas técnicas.

Reverenciando a memória do artista plástico ítalo-brasileiro, Aldo Locatelli, a pinacoteca teve seu início no acervo da Câmara Municipal, que data do século 18. Na Ata de Vereança, de seis de julho de 1772, consta a encomenda das primeiras obras: os quadros Nosso Rey e Nosso Príncipe.

Em 1974, foi inaugurada a Pinacoteca Municipal Aldo Locatelli com a imensa tela-painel do artista, A Fundação de Porto Alegre. O acervo da Pinacoteca está sendo sempre acrescido de novos títulos e conta com obras de artistas como De Martino, Antonio Cândido de Menezes, Libindo Ferraz, Edgar Koetz, Luiz Maristany de Trias e Pedro Weingärtner.

A Pinacoteca Rubem Berta surgiu a partir da doação feita à Prefeitura de Porto Alegre, em novembro de 1971, do acervo de obras de arte que pertenceu ao pioneiro da aviação comercial do Brasil, Rubem Berta. São obras de Cândido Portinari, Almeida Júnior, Di Cavalcanti, Manabu Mabe, Lasar Segal, Francisco Stockinger, Ângelo Guido, entre outros. Sua composição não foi alterada, sendo considerado um "acervo fechado", totalizando 125 obras que marcam o panorama artístico, sobretudo nos anos 60.

Por meio de acordo firmado entre os governos Municipal e Estadual, as obras das Pinacotecas Municipais ocupam a Sala Berta Locatelli do Margs, Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli.

Mapa do local

Pinacotecas Municipais Aldo Locatelli e Rubem Berta

Horário(s) terça a domingo, 10h às 19h.

Endereço
Praça da Alfândega, s/nº, 90010-150

Atualizado em 30 Abr 2012.