Guia da Semana
Na Cidade
Por Redação Guia da Semana

Carnaval de Rua do Bloco Maria do Bairro

Este evento terminou

Carnaval de Rua do Bloco Maria do Bairro

Data Sáb 01 Jan 2000
06 de fevereiro de 2010.

Preço(s) Entrada Franca.

Horário(s) sábado, 16h.

Rua Sofia Veloso,, 90050-140
Entre as novidades para este ano estão o novo samba-enredo que presta uma homeanagem a Lupicínio Rodrigues, a Banda do Bloco, trio elétrico, desfile da tradicional Banda da Saldanha, participação da Bateria Mirim do Areal da Baronesa, presenças da Corte do Rei Momo de Porto Alegre e de convidados especiais das escolas de samba da capital.

Neste sábado ocorre, pelo quarto ano consecutivo, o carnaval de rua do bloco Maria do Bairro, que sai na Sofia Veloso, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Estão todos convidados a comparecerem devidamente fantasiados para brincar e participar deste, que hoje é considerado o maior carnaval de bloco de rua da capital gaúcha, diante da mobilização gerada. Somente no ano passado cerca de cinco mil pessoas participaram do evento. Para a atividade, o trânsito da Sofia Veloso será bloqueado pela EPTC e ao anoitecer a rua receberá uma iluminação especial em tons de verde.  

Neste ano o bloco Maria do Bairro presta uma homenagem a Lupicínio Rodrigues, através do samba-enredo composto pelos carnavalescos do bloco, Luis Carlos Coelho, Zeca Brito e Wandi do Cavaco, inspirado na vida e obra do compositor. Entre as atrações estão a Banda do Bloco, que vai reunir 12 músicos em cima de um trio elétrico apresentando de marchinhas a sambas, além de clássicos do carnaval.

A festa contará ainda com desfile da tradicional Banda da Saldanha e a participação da Bateria Mirim do Areal da Baronesa, formada por 70 crianças da comunidade do Areal. Também está confirmada a presença da Corte do Rei Momo de Porto Alegre e de convidados especiais das escolas de samba da capital. No local, os foliões mais uma vez terão à disposição os Bares do Beco203. O patrocínio é do Skol Folia.

O objetivo do Bloco Maria do Bairro é regatar o romantismo e a cultura dos carnavais de rua de antigamente, numa festa para a comunidade.

A iniciativa mobiliza, além de diversos representantes da classe artística de Porto Alegre (como cineastas, músicos, atores, artistas visuais, escritores), a comunidade do samba e moradores dos arredores que não resistem ao samba no pé e à alegria do bloco.

O Bloco tem o apoio da casa de comunicação cultural Maria Cultura, Eureka, Coletivo Inconsciente, Prefeitura de Porto Alegre, Gogó Produtora de Áudio, Boteco Dona Neusa, Areal da Baronesa, Apema, Claraluz e Beco203

Samba-enredo 2010 Bloco Maria do Bairro Composição de Luis Carlos Coelho e Zeca Brito e Wandi do Cavaco  

Na ilhota querida
Nascia com muitas vidas
Sua majestade o nosso rei
Namorado da lua
Cantava na rua
O amor a sua lei

Lupicínio Rodrigues
Tua música é imortal
Pedimos tua licença
Pra te saudar no carnaval

Eu gostei tanto, tanto
Quando me contaram
Que lá no bairro
Cantavam Lupi neste carnaval

E a dona divergência
Perdendo sua paciência
Mandando brasa
Saiu nuinha de casa
Na chuva cantando assim

O carnaval é uma festa muito boa
E com Lupi a gente voa
Quando começa a cantar
E pra Maria foram todos sem demora
A cadeira está vazia e a saudade foi embora

Mapa do local

Explore ao redor

Damask

Restaurantes

Consultório Culinário

Restaurantes

Entreato Pub

Bares

República do Pastel

Restaurantes

Bar do Beto - Cidade Baixa

Bares

Bilhar Porto Dez - Cidade Baixa

Bares

Notícias recomendadas

Explore SP: Parelheiros é opção de área verde na zona sul da cidade

Na Cidade

10 lugares em São Paulo que valem as filas nos finais de semana

Na Cidade

Show da Ludmilla, festival de cerveja e churrasco e mais 19 eventos imperdíveis que rolam neste final de semana em São Paulo

Na Cidade

10 lugares para se sentir no interior sem sair de São Paulo

Na Cidade

7 roteiros para quem quer passar o dia explorando São Paulo

Na Cidade

Explore o Centro de SP: 10 lugares para conhecer na região da República

Na Cidade