Guia da Semana
Na Cidade
Por Redação Guia da Semana

Labirinto Kafka

Este evento terminou

Labirinto Kafka

Data Sáb 01 Jan 2000
25 de junho a 27 de agosto de 2009.

Horário(s) Quinta, às 20h30.

Avenida Loureiro Silva, 255, 90010-420

Telefone (51) 3220-4187

O projeto de pesquisa e experimentação Labirinto Kafka é inspirado, como já diz o nome, na obra de Franz Kafka. Iniciou a partir do centro de pesquisa teatral Ritos Método do Ator, sediado no Theatrp São pedro, em Porto Alegre e no SESC Farroupilha.

A iniciativa do dramaturgo, encenador e produtor Janssen Hugo Lage deu vida a dois espetáculos metamorfoseados em um só. Independentes, sequenciais e, ao mesmo tempo, interligados pela presença do método de encenação chamado de linguagem fractal. Um processo obscuro, apimentado por personagens inquietantes e um texto inacabado, apresentando uma metamorfose ambulante. Assim como Kafka em sua obra, quando mostra uma sociedade absurda e ao mesmo tempo lógica.

Mais sobre Labirinto Kafka

O primeiro ato, O Processo, conta o aterrorizante drama de Josef K. respeitável funcionário de banco que é preso de modo súbito e estranho. Ele tenta defender-se contra uma acusação que nunca lhe é formalmente apresentada e sobre a qual não consegue obter informações. O segundo ato, A Metamorfose, trás um fôlego inicial absolutamente fantástico.

Mais sobre Franz Kafka

Franz Kafka, tcheco de língua alemã, foi considerado um dos principais escritores de literatura moderna. Sua obra retrata as ansiedades e a alienação do homem do século XX. Kafka nasceu em Praga, em 1883, cidade que pertencia ao império austro-húngaro, filho de um comerciante judeu muito abastado, cresceu sob as influências de três culturas: a judia, a tcheca e a alemã. Na adolescência, declarou-se socialista e ateu. Cursou Direito formando-se em 1906. Em 1917, foi obrigado a afastar-se do trabalho devido à tuberculose. A maior parte das suas obras foi publicada postumamente.

Fez parte, junto com outros escritores da época, da chamada Escola de Praga. Esse movimento era basicamente uma maneira de criação artística alicerçada em uma grande atração pelo realismo, uma inclinação à metafísica e uma síntese entre uma racional lucidez e um forte traço irônico. Além do realismo, seu estilo é marcado pela crueza e pelo detalhamento com que descreve situações incomuns - como em O Processo, de 1925, cujo personagem principal é preso, julgado e executado por um crime que desconhece. Em seus livros, é constante o confronto entre os personagens e o poder das instituições, demonstrando a impotência e a fragilidade do ser humano. Escreveu também A Metamorfose (1916) e O Castelo (1926).

Foto: Divulgação

Mapa do local

Explore ao redor

Panapaná Bistrô

Restaurantes

Madam Club

Shows

Galeria Duque

Arte

Supercuia

Turismo

Alumiar Bar, Café e Atelier

Restaurantes

Champanharia Ovelha Negra

Bares

Notícias recomendadas

Explore SP: Parelheiros é opção de área verde na zona sul da cidade

Na Cidade

10 lugares em São Paulo que valem as filas nos finais de semana

Na Cidade

Show da Ludmilla, festival de cerveja e churrasco e mais 19 eventos imperdíveis que rolam neste final de semana em São Paulo

Na Cidade

10 lugares para se sentir no interior sem sair de São Paulo

Na Cidade

7 roteiros para quem quer passar o dia explorando São Paulo

Na Cidade

Explore o Centro de SP: 10 lugares para conhecer na região da República

Na Cidade