Guia da Semana

Guia da Semana

Este evento terminou

O teatro de rua mostra a vida do revolucionário brasileiro Carlos Marighella (1911-1969), com a montagem O Amargo Santo da Purificação.

O nome forte do espetáculo não é menos marcante que a trajetória de Marighella, que foi protagonista na luta contra a ditadura do Estado Novo e Regime Militar. Na seqüência de cenas, o público assiste a momentos importantes desta trajetória: sua origem da Bahia, juventude, poesia, ditadura do Estado Novo, resistência, prisão, democracia, constituinte, clandestinidade, ditadura militar, luta armada e morte em emboscada. É uma história de coragem e ousadia, perseverança e firmeza em todas as convicções. Marighella não abdicou ao direito de sonhar com um mundo livre de todas as opressões.

A dramaturgia, elaborada pela Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, parte dos poemas e escritos de Carlos Marighella, que, transformados em canções por Johann Alex de Souza, são o fio condutor da narrativa. Na seqüência de quadros-cenas o público assiste momentos importantes desta trajetória e o seu resgate histórico, buscando um retrato humano do Brasil no século XX. Utilizando a plasticidade das máscaras e de elementos da cultura afro-brasileira, a encenação cria a fusão do ritual com o teatro-dança. Através de uma estética ´glauberiana´ o Ói Nóis Aqui Traveiz traz para as ruas da cidade uma abordagem épica das aspirações de liberdade e justiça do povo brasileiro.

Foto: Divulgação.

Mapa do local

O Amargo Santo da Purificação

Data Sáb 01 Jan 2000
17 de outubro de 2009.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) Sábado, 17h.

Endereço
Avenida Ijuí,, 90460-200