Guia da Semana

A Confeitaria Rocco, tanto pela localização quanto pela qualificação do espaço do imóvel, com salões de chá e festas e a qualidade dos doces, era o local privilegiado dos encontros da sociedade rio-grandense.

O prédio começou a ser construído no ano de 1910 e foi inaugurado em setembro de 1912. A fábrica de doces, com confeitaria e salão de festas, foi construída por Nicolau Rocco, que antes de estabelecer-se em Porto Alegre trabalhara na famosa confeitaria El Molino, em Buenos Aires.

Freqüentaram seus salões, entre tantos, Gois Monteiro, Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Daltro Filho e Mario de Andrade. Na grande sala de festas ocorreram banquetes e bailes da sociedade da época. Esta edificação eclética é um dos exemplares produzidos na época em que houve um verdadeiro boom imobiliário, em decorrência do crescimento econômico na capital gaúcha.

A fabricação dos doces ficava, inicialmente, no subsolo, e a confeitaria com acesso ao público localizava-se no térreo. O salão de festas ficava no 2º pavimento e, no 3º ambiente, a copa e outras dependências. O terraço, onde existe uma área aberta utilizada como depósito, era o local onde se apreciava a paisagem.

Foto: Wikipedia

Mapa do local

Confeitaria Rocco

Endereço
Rua Riachuelo, 1626, 92130-250

Atualizado em 30 Abr 2012.