Guia da Semana

Amantes do chocolate têm uma ótima opção de passeio: visitar o primeiro espaço temático do chocolate do Brasil. Desde 2008, o Reino do Chocolate vem reunindo turistas de todas as partes do país e contando, de maneira divertida, a história do produto.

Localizado na Av. das Hortências, o espaço conta com uma área de 1,6 mil m² e transporta seus visitantes para um universo lúdico repleto de florestas, tuneis, caravelas e fábricas de chocolate. Além de todos esses lugares, o turista vai encontrar, ainda, a loja temática Caracol que oferece chocolates artesanais, souvenirs e produtos de beleza à base de chocolate.

Logo na entrada a pessoa é recepcionada pelo que a empresa garante ser o maior coelho de chocolate do mundo, com 1.640 quilos e 2,5 metros de altura. Após as boas-vindas do simpático herbívoro, o público passa por um corredor onde está uma minifábrica de chocolates artesanais, com funcionários preparando o produto na frente do visitante. Dá vontade de estender a mão e pegar um pedaço, mas um vidro separa o público da produção.

As duas primeiras atrações já deixam a pessoa com água na boca, mas, antes de entrar no roteiro histórico, é preciso passar por um processo. Para começar o passeio no recém-reformulado parque temático a pessoa entra em uma espécie de máquina do tempo, que mais se parece com aquelas parafernálias criadas por professores malucos dos filmes de ficção científica.

Numa sala arredondada, toda prateada e cheia de efeitos especiais, a pessoa é convidada a esquecer tudo o que viveu da porta para fora e voltar no tempo para uma viagem ao ano 1000 antes de Cristo. O passeio começa com a história do chocolate desde o povo Olmeca, passando pelos Maias, Toltecas e Astecas.

Os bonecos foram reconstruídos com robôs que sincronizam sons e movimentos. O povo Asteca considerava o chocolate uma bebida dos deuses. No trajeto está uma réplica do calendário maia, que ficou famoso no ano passado por ser confundido com um suposto fim do mundo, enquanto que, na verdade, representava apenas o fim de um ciclo.

A visita ainda passa por uma plantação de cacau, onde dá para sentir outra novidade da reformulação do parque: o aroma do cacau. Os cheiros dão sentido ao programa, deixando a impressão de que você está caminhando por uma verdadeira floresta.

Visitas

Os interessados em visitar o Reino do Chocolate que não estiverem hospedados na região, contarão com transporte gratuito do hotel até o parque. Mais informações pelo telefone (0xx54) 3286-3588. As entradas no local custam R$ 10.

Mapa do local

Reino do Chocolate

Horário(s) Domingos à Sextas-feiras: das 8h30 às 18h30. Sábados e Feriados: das 8h30 às 19h30.

Endereço
Av. das Hortênsias, 5382, 95670-000

Atualizado em 8 Dez 2014.