Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

O Amargo Santo da Purificação - Mostra Ói Nóis Aqui Traveiz: Jogos de Aprendizagem

Apresentação encerra a Jogos de Aprendizagem..

Este evento terminou

O Amargo Santo da Purificação - Mostra Ói Nóis Aqui Traveiz: Jogos de Aprendizagem

Data Sáb 01 Jan 2000
23 de agosto, 6, 20 e 27 de setembro de 2009.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) Domingo, às 15h.

Endereço
junto ao Parque Farroupilha
Avenida José Bonifácio, s/nº, 90040-000
Para o seu novo trabalho de pesquisa de teatro de rua a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz escolheu a história do revolucionário brasileiro Carlos Marighella, que viveu e morreu durante períodos críticos da história contemporânea do nosso país, sendo protagonista na luta contra as ditaduras do Estado Novo e do Regime Militar. É uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella. A encenação coletiva para Teatro de Rua conta a história de um herói popular que os setores dominantes tentaram banir da cena nacional durante décadas.

Em O Amargo Santo da Purificação, o público assiste momentos importantes desta trajetória: origens na Bahia, juventude, poesia, ditadura do Estado Novo, resistência, prisão, Democracia, Constituinte, clandestinidade, Ditadura Militar, luta armada, morte em emboscada e o resgate histórico, buscando um retrato humano do que foi o Brasil no século XX. É uma história de coragem e ousadia, perseverança e firmeza em todas as convicções. A coerência dos ideais socialistas atravessando uma vida generosa e combatente, de ponta a ponta. Marighella não abdicou ao direito de sonhar com um mundo livre de todas as opressões.

Sobre o grupo

A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre surgiu em 1978 com uma proposta de renovação radical da linguagem cênica. Durante esses anos criou uma estética pessoal, fundada na pesquisa dramatúrgica, musical, plástica, no estudo da história e da cultura, na experimentação dos recursos teatrais a partir do trabalho autoral do ator. Não se limitando à sala de espetáculos, desenvolveu uma linguagem própria de teatro de rua, além de trabalhos artístico-pedagógicos junto à comunidade local. Abriu um novo espaço para a pesquisa cênica - a Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, que funciona como Escola de Teatro Popular, oferecendo diversas oficinas abertas e gratuitas para a população. A organização da Tribo é baseada no trabalho coletivo, tanto na produção das atividades teatrais, como na manutenção do espaço.

Ficha Técnica:
Elenco: Paulo Flores, Pedro Kinast De Camillis, Tânia Farias, Marta Haas, Edgar Alves, Clélio Cardoso,, Luana Fernandes, Paula Carvalho, Sandra Steil, Roberto Corbo, Judit Herrera, Eugênio Barboza, Roberta Fernandes, Déia Alencar, Paula Lages, Lucio Hallal, Karina Sieben, Alex Pantera, Danielle Rosa, Jorge Gil, Luciana Tondo, Carlo Bregolini, Renan Leandro, Alessandro Müller e Jeferson Cabral

Foto: Claudio Etges / Divulgação

Mapa do local

Explore ao redor

Monumento ao Expedicionário

Na Cidade

Circuito Bar

Restaurantes

Don Lara

Restaurantes

Café do Lago

Restaurantes

Mulligan Cidade Baixa

Bares (antigo)

Clube da Saudade

Bares (antigo)

Notícias recomendadas

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens