Guia da Semana

Foto: Antonio Chahestian / Record

Novamente, é o apresentador Britto Jr. quem anima a festa

Para o bem dos viciados em reality shows - e daqueles que curtem as intrigas e romances que sempre surgem nesse tipo de programa - estreou, no dia 19 de julho, a quarta edição de A Fazenda, na Rede Record. Após muitas especulações sobre quem seriam os confinados da vez, o público não teve muitas surpresas em relação ao elenco, que foi basicamente o que já se especulava. Entre nomes conhecidos, desconhecidos e desaparecidos da mídia há tempos, esta nova versão promete novidades e muitas emoções na corrida pelo prêmio de dois milhões de reais.

Logo na estreia, o apresentador Britto Jr. foi apresentando, um a um, os novos peões: Raquel Pacheco - conhecida como a prostituta Bruna Surfistinha, o ex-jogador de futebol Dinei, a modelo Taciane Ribeiro, o ator Thiago Gagliasso, a modelo Renata Banhara, o sertanejo Marlon e a funkeira Valesca Popozuda.

Ainda estão presentes o paraquedista Gui Pádua, a atriz Anna Markun, o modelo François Teles, a personal trainer Joana Machado, o cantor Cumpadre Washington, a lutadora Duda Yankovich e o apresentador João Kléber. Em uma prova onde os participantes tiveram que eliminar uns aos outros usando a afinidade como motivo, a atriz Anna Markun se tornou a primeira fazendeira - uma espécie de líder - da semana.

A volta dos que não foram

Foto: Reprodução / Rede Record

Monique Evans participou da última edição do reality show, mas saiu logo na primeira semana

No mesmo programa, Britto Jr. contou que as três primeiras eliminadas das edições anteriores (Franciely Freduzeski, Ana Paula Oliveira e Monique Evans) teriam a chance de retornar ao reality show por meio da votação do público, que escolheria apenas uma delas. As três ficaram confinadas na Casa da Roça até o programa de quinta-feira, 21, quando foi revelado que a escolhida para voltar foi Monique. Animadíssima com a novidade, ela chegou a agarrar o apresentador.

Porém, antes de a 15ª participante ser anunciada, Franciely, Ana Paula e Monique ajudaram na divisão dos grupos, quando os peões de A Fazenda foram colocados em três equipes: Avestruz, Coelho e Ovelha. Todo o jogo, daqui para frente, será baseado nessa divisão, que poderá dar um prêmio extra de 500 mil reais para a equipe vencedora. Após todos serem chamados, a fazendeira Anna pôde escolher de qual grupo faria parte, optando pelo Ovelha, que já contava com François, Marlon, Joana e Duda.

Após o anúncio do resultado, Monique Evans passou a integrar o grupo Coelho, que contava com quatro participantes. A divisão final das equipes foi:


Ovelha: Marlon, François, Duda, Joana e Anna

Coelho: Raquel, Taciane, Renata, Cumpadre Washington e Monique

Avestruz: Thiago, Dinei, Gui Pádua, João Kléber e Valesca.


Apesar de a estreia da 4ª edição ter feito sucesso, na média geral ficou atrás da novela O Astro, a grande aposta da concorrente TV Globo para superar a atração. No entanto, se brigas sobem a audiência, a Record e o público já podem comemorar. Logo no terceiro dia, os peões discutiram por causa de escovas de dente. Isso porque houve uma troca entre as pastas de dente de cada participante. Em seguida, a modelo Taciane disse não saber qual das escovas era a sua.

"Se tem uma coisa que você não pode esquecer é a sua escova de dente", brigou João Kléber. "É que eu tenho quinze escovas em casa", justificou ela. "Aqui não estamos em casa. Se eu te contar o que eu tenho em casa uma Ferrari, você fica maluca", retrucou João. "I know, baby", disse a modelo. A resposta não agradou o colega. "Estou me lixando para as suas 15 escovas".

Dinâmica

Foto: Divulgação / Rede Record


O programa A Fazenda é sucesso em mais de 40 países, tem duração aproximada de 85 dias e tem a intenção de mostrar ao público um lado totalmente desconhecido dos famosos. Para se dar bem no reality show, os peões têm que arregaçar as mangas e fazer funcionar uma fazenda de verdade, de 150 mil m², localizada em Itu, interior do estado de São Paulo. A intenção é que eles mostrem que sabem lidar com as atividades rotineiras, como acordar cedo, buscar água no poço e ordenhar as vacas, entre outras.

No total, esta edição terá 44 câmeras em HD para mostrar o que acontece na vida dos peões. E uma nova espécie de bicho integra o "elenco" de animais da Fazenda: a lhama, um animal comum na Cordilheira dos Andes que tem como característica cuspir nas pessoas quando se sente ameaçada. Nesta temporada, haverá duas lhamas macho, além de cabras. Outros animais como porcos, galinhas, cavalos, avestruzes e ovelhas continuam a dar trabalho para os peões, que devem pensar que seria mais fácil ganhar o prêmio de dois milhões de reais.

Atualizado em 6 Set 2011.