Guia da Semana

O ex-Masterchef Júnior Eduardo Prado foi um dos mais queridos da edição infantil do reality culinário. No programa, o chef mirim mostrou que sabe técnicas dignas de um grande culinarista, além de ter uma criatividade invejável na cozinha.

Que tal aprender então a fazer um hambúrguer com o próprio Eduardo? O Cheftime, e-commerce de experiências gastronômicas, acaba de lançar duas receitas em parceria com Eduardo Prado. Durante todo o mês, via assinatura ou pedido avulso pelo site ou app da marca, o consumidor poderá adquirir os kits das receitas elaboradas por Eduardo com o passo a passo da preparação e com todos os ingredientes necessários. Há opções de porção para 2 e 4 pessoas. Os planos de assinatura (semanais) do Clube Cheftime saem por R$ 69,90 ou R$ 119,00 cada prato - respectivamente, com entrega gratuita. Avulsos, os kits custam o mesmo valor, mas há cobrança de frete.

Uma delas é a irresistível sobremesa de Bolo Pão de Mel com Doce de Leite e Ganache de Chocolate Meio Amargo, ele ensina o passo a passo para quem quiser fazer a receita em casa. Confira:

Ingredientes
250 g de açúcar mascavo
3 g de bicarbonato de sódio
5 g de canela em pó
250 g de chips de chocolate meio amargo
15 g de chocolate amargo
3 g de cravos-da-índia moídos
250 ml de creme de leite fresco
300 g de doces de leite
300 g de farinha de trigo
15 g de Leite em Pó Desnatado
30 g de manteiga sem sal
125 g de mel
2 ovos

Modo de preparo

Comece pré-aquecendo o forno a 200ºC. Use metade da manteiga para untar uma assadeira média, no fundo e nas bordas. Depois enfarinhe com 1 colher de sopa da farinha, espalhando bem para não grudar.

Agora vamos preparar a calda. Coloque todo o açúcar mascavo em uma panela pequena e acrescente uma xícara de chá de água (ou 200 ml) e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando com um fouet ou uma colher, e cozinhe por aproximadamente 10 minutos. Enquanto a calda está cozinhando, dissolva o leite em pó em 1/2 xícara de chá de água (ou 100 ml) e mexa com um garfo para garantir que ele seja totalmente dissolvido.

Usando dois potinhos pequenos, separe as claras e as gemas dos ovos. Reserve as gemas e coloque as claras na batedeira. Bata as claras, primeiro em velocidade baixa e depois aumentando, até que fique em neve, após aproximadamente 6 a 8 minutos. Depois disso, reserve a clara em neve em outra vasilha ou bowl médio.

Retire a calda do fogo e deixe-a esfriar um pouco. Depois, acrescente no bowl da batedeira a farinha, o cravo em pó, o chocolate em pó, a canela e as gemas. Dissolva o bicarbonato no leite e acrescente-o na mistura. Bata essa mistura na batedeira por 2 minutos, até misturar todos os ingredientes, então acrescente a calda e continue batendo por aproximadamente mais 5 minutos, até que a mistura fique homogênea.

Coloque o mel na vasilha da batedeira e bata por mais 2 minutos em velocidade alta para misturar. Depois disso, delicadamente acrescente a clara em neve na massa, fazendo movimentos de baixo para cima. Então despeje a massa na assadeira untada e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos.

Enquanto o bolo assa vamos preparar a ganache. Coloque as gotas de chocolate em uma vasilha que possa ir ao microondas. Leve-a, então, ao microondas, e derreta de 20 em 20 segundos, sempre mexendo nos intervalos. Quando o chocolate estiver bem derretido, coloque com uma vasilha maior e acrescente a manteiga e o creme de leite. Misture tudo até ficar homogêneo. Retire o bolo do forno e sirva com a ganache e o doce de leite.

Por Marina Marques

Atualizado em 17 Fev 2016.