Guia da Semana

O ex-Masterchef Júnior Eduardo Prado foi um dos mais queridos da edição infantil do reality culinário. No programa, o chef mirim mostrou que sabe técnicas dignas de um grande culinarista, além de ter uma criatividade invejável na cozinha.

Que tal aprender então a fazer um hambúrguer com o próprio Eduardo? O Cheftime, e-commerce de experiências gastronômicas, acaba de lançar receitas em parceria com Eduardo Prado. Durante todo o mês, via assinatura ou pedido avulso pelo site ou app da marca, o consumidor poderá adquirir os kits das receitas elaboradas por Eduardo com o passo a passo da preparação e com todos os ingredientes necessários. Há opções de porção para 2 e 4 pessoas. Os planos de assinatura (semanais) do Clube Cheftime saem por R$ 69,90 ou R$ 119,00 cada prato - respectivamente, com entrega gratuita. Avulsos, os kits custam o mesmo valor, mas há cobrança de frete.

Uma das receitas é o clássico Hambúrger Lord Boris e ensina o passo a passo para quem quiser fazer a receita em casa. Confira:

Ingredientes
20 g de açúcar refinado
200 g de bacon
240 g de cebola picada
300 g de fraldinha moída
1 pote de ketchup
100 g de linguiças paio
40 g de manteiga sem sal
10 g de mostardas dijon
1 g de pimenta do reino
2 pão branco de brioche
80 g de queijo mussarela
3 g de sal de cozinha

Modo de preparo

Vamos começar a receita pela cebola. Coloque metade da manteiga em uma panela pequena e leve ao fogo baixo para derreter, por aproximadamente 1 minuto. Acrescente a cebola e deixe-a refogar por 5 minutos, ou até que ela fique transparente. Depois disso, acrescente o açúcar para caramelizar e cozinhe mexendo por cerca de 3 a 5 minutos. Não deve mudar de cor, só soltar o aroma do açúcar.

Em uma vasilha ou bowl grande coloque a fraldinha moída e o paio triturado e mexa bem com as mãos. Então junte a cebola caramelizada na vasilha da carne e misture tudo com as mãos. Tempere com a pimenta e a mostarda dijon.

Coloque a carne do hambúrguer em uma tábua e divida-a em duas partes (no kit para 2) ou em quatro partes (no kit para 4). Molde os hambúrgueres e reserve no canto da tábua. Coloque o bacon em uma frigideira grande e leve ao fogo médio. Não precisa pré-aquecer, pois o bacon vai fritar na sua própria gordura. Deixe fritar até que doure bem, mexendo para não grudar, por cerca de 2 minutos. Depois vire e frite o outro lado.

Após isso, retire o bacon da frigideira e reserve em um prato com papel toalha. Na mesma frigideira, acrescente a manteiga e deixe derreter, por 1 minuto. Tempere a carne dos dois lados com o sal e leve para grelhar na frigideira.

Então deixe o hambúrguer grelhar por 4 minutos de um lado, depois vire, grelhe por 2 minutos e coloque 2 fatias de queijo por cima de cada carne. Tampe a frigideira e deixe por mais 2 minutos para terminar e derreter o queijo.

Após retirar o hambúrguer da frigideira deixe descansar por 5 minutos sobre a tábua para que não encharque o pão. Monte o lanche colocando a carne, o bacon, o katchup e a outra metade do pão.

Por Marina Marques

Atualizado em 17 Fev 2016.