Guia da Semana

A cada dia a programação da TV aberta e fechada está com mais opções de programas para os amantes de gastronomia. Além de atrações que ensinam a cozinhar, caso do 'Mais Você', da Rede Globo, 'Programa da Palmirinha', da Fox Life, e 'Bella Cozinha', da GNT, a grade ainda conta com reality shows incríveis.

'MasterChef', da Band, e 'Cozinha Sob Pressão', do SBT, estão na boca do povo. Outras atrações bacanas e que despertaram a curiosidade do telespectador neste primeiro semestre foram o 'The Taste Brasil' e 'Que Seja Doce', ambos da GNT.

Para você ficar por dentro de todos esses programas, o Guia da Semana fez um roteiro com os melhores reality shows gastronômicos para você acompanhar em 2015. Confira:

MASTERCHEF BRASIL, DA BAND


No ar atualmente, o programa tem o objetivo de transformar um cozinheiro amador em um chef profissional. Para isso, todos os participantes passam por provas e testes culinários de eliminação. O júri é composto pelos chefs Erick Jacquin (Tartar&Co), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia) e Paola Carosella (Arturito). O participante que vencer a competição leva para casa um prêmio em dinheiro, um carro refrigerado e um curso no exterior.
QUANDO: Terça-feira, às 22h30, na Band

COZINHA SOB PRESSÃO, DO SBT


O 'Cozinha Sob Pressão' é a versão brasileira do sucesso internacional Hell’s Kitchen. No programa, 16 profissionais têm de dar duro e encarar a personalidade forte do chef Carlos Bertolazzi, que não poupa críticas. Quem se sair melhor leva o grande prêmio de R$ 100 mil em barras de ouro, além de uma viagem de 20 dias para Nova Iorque (EUA) e um curso na CIA, uma das escolas de gastronomia mais cobiçadas do mundo.
QUANDO: sábados, às 21h30, no SBT

QUE SEJA DOCE, DA GNT (REPRISE DA 1ª TEMPORADA)


A atração, apresentada pelo chef Felipe Bronze (do “Comidinhas de Chef”), mostra o preparo de diversas sobremesas. Os especialistas em doces Lucas Corazza, Carole Crema e Roberto Strongoli são os jurados do programa, que tem o objetivo de promover uma disputa entre três confeiteiros por episódio (são 30 no total).
QUANDO: de segunda a sexta, às 19h30, na GNT

BAKE OFF BRASIL – MÃO NA MASSA, DO SBT


O programa, cujo objetivo é encontrar e coroar o melhor confeiteiro amador do país, estreia no SBT no dia 25 de julho. Apresentada pela jornalista Ticiana Villas Boas, a atração contará com dois rigorosos jurados: o empresário Fabrizio Fasano Jr. e a chef confeiteira Carolina Fiorentino, proprietária da Fiorentino Dolce. Ao todo serão 12 talentosos candidatos, que vão enfrentar diversos desafios ao preparar pães, bolos, tortas, doces e salgados de todos os tipos. Ao final de cada episódio, o candidato que menos impressionar os jurados será eliminado.
DATA DE ESTREIA: 25 de julho
*o programa irá ao ar aos sábados, a partir das 21h30

BATALHA DOS CONFEITEIROS BRASIL, DA RECORD


Batalha dos Confeiteiros Brasil vai mostrar uma acirrada competição entre talentosos confeiteiros do País. Buddy Valastro, do Cake Boss, colocará à prova as habilidades dos participantes para definir aquele que vai administrar a primeira loja Carlo’s Bakery no Brasil, que será também a primeira franquia fora dos Estados Unidos.
DATA DE ESTREIA: ainda sem previsão
*o programa irá ao ar às quartas-feiras na Record, com reapresentação no canal Discovery Home & Health às terças.


Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 15 Jul 2015.