Guia da Semana

A Globo resolveu trazer mais um programa estrangeiro para o país. Desta vez, o reality musical é o The Voice Brasil, que começou domingo, 23 de setembro, e vai ao ar às 14h30.

Com direção de Boninho, responsável também pelo Big Brother Brasil, a temporada conta com 13 episódios de uma hora e meia de duração e tem final marcada para 16 de dezembro. O vencedor leva o prêmio de R$ 500 mil e um álbum gravado pela Universal Music.

Claudia Leitte, Carlinhos Brown, Lulu Santos e Daniel são os jurados da edição da brasileira, mais conhecidos como técnicos. São eles os responsáveis por treinar os candidatos aprovados pelo juri durante a seleção.

Conheça os candidatos selecionados no The Voice Brasil:

Para o cargo de apresentador, Thiago Leifert, ex-âncora do Globo Esporte, assume a cabeça do programa. Já Dani Suzuki se prepara para transmitir, diariamente, tudo o que acontece nos bastidores da competição, desde os treinamentos até os buxixos da internet.

Nos quatro episódios iniciais de The Voice Brasil, a abertura conta com apresentações dos próprios técnicos - Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Daniel e Lulu Santos. Porém, para o primeiro, uma surpresa: todos os jurados se apresentaram juntos ao som de "Assim caminha a humanidade", original de Lulu Santos.

Primeira fase

Para participar da atração, ter experiência não é um empecilho, pelo contrário. A seleção do The Voice Brasil não busca calouros, mas cantores prontos, semi ou profissionais. Até os artistas que já gravaram CDs estão dentro da disputa.

Como o próprio Boninho divulgou, todos os participantes já são cantores. Cerca de cem candidatos pré-selecionados cantam para os quatro técnicos sem serem vistos.

Regras

the voice brasil

O programa é dividido em três fases: quatro audições, três batalhas e seis edições ao vivo, com votação do público.

Nas audições, os participantes se apresentam para os técnicos, que ficam de costas, só escutando o artista e sem contato visual.

O técnico que se interessar, vira de frente e assiste à apresentação. A intenção é que cada técnico forme uma equipe.Caso haja um interesse de mais de um técnico por um artista, a escolha é do artista para qual equipe vai integrar.

Na segunda etapa, as batalhas, os competidores cantam em duetos, numa disputa contra os integrantes da própria equipe. As vozes mais poderosas seguem em frente e disputam as semifinais ao vivo, em apresentações individuais, quando o público ganha voz e salva quem deve ficar na competição.

Na terceira fase, cada técnico chega com o campeão de sua equipe na final, e o público define o grande vencedor.

O programa na gringa

Adam Levine, Cee Lo Green, Christina Aguilera e Blake Shelton são jurados do The Voice
Adam Levine, Cee Lo Green, Christina Aguilera e Blake Shelton são jurados da versão americana

O The Voice começou na Holanda, em 2010, e foi se espalhando por outros países, fazendo sucesso também na Inglaterra e nos Estados Unidos. Conhecido por trazer famosos para a banca de jurados, a versão britânica conta com nomes como will.i.am, do Black Eyed Peas, Jessis J, Tom Jones e Danny Danny O’Donoghue, do Script. Já a americana traz Adam Levine, do Maroon 5, Cee Lo Green, Christina Aguilera e Blake Shelton.

Por Rafaella Finci

Atualizado em 23 Nov 2012.