Guia da Semana

Em cima, a partir da esquerda: Fasano (SP), Koh Pee Pee (RS), D.O.M. (SP)
Embaixo: Boulevard (PR), Roberta Sudbrack (RJ), D"Acâmpora (SC)
Fotos: Divulgação/ Renato Neto (Roberta Sudbrack)

O Brasil abriga culinárias tão variadas quanto os sotaques de suas regiões. Além do rico receituário de cada localidade, o país possui amostras de grande parte das cozinhas do mundo: por aqui, tem restaurante para tudo quanto é tipo de paladar. Entre eles, alguns merecem destaque, tanto pela tradição como pela inovação que trouxeram para a gastronomia nacional. Seguindo o Guia 4 Rodas e a Vejinha, selecionamos os 10 que não podem faltar em seu cardápio de viagem pelo país.

GASTRONOMIA - OS TOP 10

EM SÃO PAULO


? D.O.M. (+ sobre o local)
Comandado pelo conhecido chef Alex Atala, o D.O.M. ficou, este ano, na 38ª posição na lista dos 50 melhores do mundo da revista Restaurant. A casa é uma das poucas nacionais a aplicar em sua cozinha técnicas preconizadas pelo famoso chef catalão Ferran Adrià. No menu, não faltam experimentações entre a culinária contemporânea e ingredientes bem brasileiros.

? Fasano (+ sobre o local)
O Fasano é uma espécie de patrimônio de São Paulo. Com uma carta de vinhos impecável organizada pelo renomado sommelier Manoel Beato, o local é conhecido pelo fino cardápio italiano do chef Salvatore Loi e pela administração mais que bem-sucedida de Rogério Fasano. Além do hotel homônimo, o grupo ainda tem os restaurantes Gero, Nonno Ruggero, o bar Baretto e a Enoteca.

NO RIO DE JANEIRO


? Terzetto (+ sobre o local)
Com uma premiada carta de vinhos, o Terzetto é um restaurante que, mesmo em pouco tempo de existência, conquistou seu espaço entre os bons do Rio. O cardápio é uma mistura entre cozinha contemporânea, italiana e até francesa. O sommelier João Souza é uma atração à parte, tanto pela experiência como pelo reconhecimento que vem ganhando na área enogastronômica.

? Roberta Sudbrack (+ sobre o local)
A chef que empresta seu nome ao restaurante Roberta Sudbrack é conhecida por ter sido cozinheira do Palácio da Alvorada, em Brasília, na época em que Fernando Henrique Cardoso era presidente. A moderna casa serve pratos da culinária contemporânea, que já deram à chef a alcunha de uma das melhores do país.

EM BELO HORIZONTE


? Xapuri (+ sobre o local)
A mais autêntica comida mineira pode ser degustada no Xapuri, restaurante da Pampulha que abriga um fogão a lenha bem à vista dos clientes. Associado da Boa Lembrança, o restaurante cede o famoso prato decorado para os freqüentadores que provam uma de suas especialidades: a costelinha da Sinhá.

EM SALVADOR


? Trapiche Adelaide (+ sobre o local)
Fino, o Trapiche Adelaide mistura a base clássica francesa a ingredientes regionais, como a carne-de-sol, em seu cardápio. Uma das atrações da casa, de decoração bem sofisticada, é, além do menu, a vista privilegiada. Do Bar da Ponta, instalado na parte externa, dá para ter uma vista ampla da Baía de Todos os Santos.

EM PORTO ALEGRE


? Koh Pee Pee (+ sobre o local)
Considerado um dos melhores tailandeses do Brasil, o Koh Pee Pee teve sua origem em Florianópolis, mas foi em Porto Alegre que conquistou renome. Reconhecido pelo governo da Tailândia como autêntico, o restaurante serve pratos típicos desse país e possui uma carta de vinhos bem variada.

EM BRASÍLIA


? Alice (+ sobre o local)
A chef Alice Mesquita abriu um espaço na sua casa para abrigar o restaurante homônimo, que se tornou, com seu ambiente intimista e seu cardápio francês bem montado, um dos points gourmet do Brasil. Para provar os pratos requintados da casa, como o foie gras ao molho de baunilha e caramelo de azeite balsâmico, é preciso fazer reserva.

EM CURITIBA


? Boulevard (+ sobre o local)
O menu do Boulevard é assinado pelo chef Celso Freire, sempre eleito um dos melhores da cidade. De tendência francesa, o restaurante também tem espaço para algumas influências da culinária italiana. O confit de pato é um dos destaques da casa assim como a carta de vinhos, reconhecida muitas vezes como a melhor de Curitiba.

EM FLORIANÓPOLIS


? Bistrô D"Acâmpora (+ sobre o local)
O bistrô do chef Zeca D"Acâmpora é considerado um dos melhores em frutos do mar do país porque soube unir os ingredientes locais com a classe das culinárias francesa e italiana. O toque contemporâneo é outra característica do cardápio, que pode ser degustado em um ambiente sofisticado e, ao mesmo tempo, com o típico clima praiano.


Atualizado em 7 Ago 2012.