Guia da Semana

Em uma viagem pelo Brasil, à procura de comidas típicas, se eu for para Minas Gerais eu posso pedir um Tutu de feijão com torresmo, se eu parar em Salvador peço um Acarajé no capricho e se eu visitar os gaúchos prefiro churrasco. Mas, em São Paulo, pode-se encontrar todas as opções acima e muito mais. Afinal, esta é a Capital Gastronômica Mundial.

Quem nunca se perguntou " O que vou comer hoje?" e, ao pensar nos seus pratos prediletos, ainda ficou na dúvida entre no mínimo três opções? Essa é São Paulo, uma cidade com milhares de opções de pratos em restaurantes, bares, botecos, lanchonetes, padarias, barraquinhas, feiras e afins, que agora completa seus 454 anos.


A cidade não pára! O ritmo alucinante já é rotina e, às vezes, sinto meu estômago ´roncar´ de fome, mas eu não tenho tempo, isso também já aconteceu com você? Por isso, muitas vezes os paulistanos caem na vida do fast food. A comida rápida parece ser a solução naquele momento para mais tarde ter uma refeição mais nutritiva e menos calórica.

Eu, particularmente, adoro lanches, comida rápida em geral, e, pensando assim, não poderia deixar de comemorar o aniversário dessa grande megalópole com um saboroso sanduíche.

A rede de padarias Dona Dêola fez uma homenagem à cidade, a "Amo São Paulo", que inclui cinco opções de lanches no cardápio nomeados como Liberdade, Moóca, Bixiga, Mercadão I e II, e todos criados pelos chapeiros da rede. Sendo assim, resolvi conhecer uma das novidades.


Conversando com a nutricionista de uma das padarias, ela me disse que o Mercadão II era uma criação dela, assim as minhas dúvidas de qual escolher desapareceram e pedi esse mesmo. Pois então, o que me esperava era realmente diferente, pois o recheio do pão ciabatta era composto de alface, alho poró crocante, queijo provolone, filé mignon em tiras e pimentões verdes, amarelos e vermelhos ao azeite. Colorido, farto e gostoso.

Mas para festejar em grande estilo seria necessário um roteiro da gastronomia mundial, sem contar as passagens por locais luxuosos, casuais, públicos, mais simples, entre outros. Eu ainda pretendo degustar os mais diversos sabores, conhecer alguns estabelecimentos e voltar nos que valeram a pena, mas... e você?




Quem é o colunista: Talita Matos.


O que faz: Jornalista da Rádio Transamérica.

Pecado gastronômico: Qualquer prato com cheddar.


Melhor lugar do Brasil: Guarda do Embaú - SC.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 7 Ago 2012.