Guia da Semana

Belo Horizonte é uma cidade que se torna muito mais charmosa no inverno. Os dias frios, mas com alguns cantinhos ensolarados que ajudam a esquentar os mineiros que ousam sair de casa, trazem a capital alguns hábitos que são imperdíveis nessa época do ano.

Para quem gosta de apreciar pratos típicos do inverno, como o fondue e os caldos, além de saborear um bom vinho em um ambiente aconchegante, separamos 8 restaurantes em Belo Horizonte que você deve conhecer no frio.

Confira logo abaixo a nossa lista e escolha seu próximo destino!

Pacífico Bar Café

O Pacífico é um bar, que também funciona como restaurante, localizado em uma das pequenas ruas escondidas dentro do bairro Sion. Escolhido algumas vezes como um dos lugares mais românticos da capital mineira, esse restaurante ganha um charme extra no inverno, já que oferece receitas de fondues a preços convidativos e que são o carro-chefe da casa. Peça um vinho para acompanhar e você está pronto para curtir o inverno em Belo Horizonte.

Endereço: Rua Pains, 33 — Sion.
Funcionamento: Aberto de terças a sábados (19h até o último cliente).

Topo do Mundo

Quem visita o Topo do Mundo no inverno está em busca de temperaturas baixas e uma vista de tirar o fôlego. O restaurante, localizado no alto da cordilheira da Serra da Moeda, une um cardápio saboroso com uma experiência visual imperdível.

No inverno o cardápio é desenvolvido para tornar a experiência gastronômica adequada para os dias mais frios, sem deixar os bons rótulos de vinho de lado.

Endereço: Rua Estrada da Serra, 10 — Serra da Moeda/ Brumadinho.
Funcionamento: Aberto de quarta a sábado (12h às 01h). Domingos (12h às 19h).

Petiskaldos

O Petiskaldos é um bar, que funciona como restaurante, localizado no tradicional bairro boêmio de Santa Tereza. Aberto ao lado da Praça Duque de Caxias há 15 anos, a casa se especializou em servir mais de 50 opções de caldos durante todo o ano. Lá é possível provar os imperdíveis caldos de feijão e de mandioca, mas também é interessante se arriscar nos outros sabores exóticos elaborados pelo restaurante.

Endereço: Praça Duque de Caxias, 39 — Santa Tereza.
Funcionamento: Aberto todos os dias (11h às 3h nas sextas e sábados, e de 11h às 01h de domingo a quinta).

Néctar da Serra

O Néctar da Serra é um restaurante imperdível para se visitar em BH no inverno. Conhecido por ser referência em sucos naturais e refeições leves e saudáveis, se transforma no lugar mais procurado por mineiros para se apreciar um bom caldo em baixas temperaturas.

Não vá a esse restaurante esperando apreciar um bom vinho. Lembre-se que o foco do Néctar é oferecer uma alimentação leve e saudável. Aproveite para pedir um dos deliciosos sucos naturais que a casa oferece.

Endereço: Rua Santa Rita Durão, 929 — Savassi / Av. Bandeirantes, 1839 — Mangabeiras.
Funcionamento: Aberto diariamente (8h às 22h).

Freud Bar

Para curtir o frio em BH, o Freud Bar é uma das opções perfeitas. Esse bar, que também funciona como restaurante, foi construído no meio da mata que pertence ao bairro Seis Pistas, oferecendo um ambiente rústico e alternativo.

O carro-chefe do Freud são seus caldos quentes, que podem ser acompanhados por uma boa taça de vinho ou sua cerveja favorita. Você ainda pode alugar algumas mantas para curtir melhor o frio, ou sentar em uma de suas mesas na árvore para aproveitar um ambiente mais privado e descontraído.

Endereço: Rua Nossa Senhora da Candelária, s/n — Vale do Serreno.
Funcionamento: Aberto sextas, sábado e vésperas de feriados (21h às 3h).

Armazém Emporium Mineiro

O Emporium é um lugar muito peculiar na capital mineira, ideal para se apreciar bons caldos. O ambiente, que lembra muito uma cidade do interior, oferece vários tipos de caldos, que ficam disponíveis em um fogão a lenha tradicional. Você ainda pode aproveitar para apreciar uma deliciosa cerveja artesanal ou uma taça do seu vinho favorito.

Endereço: Avenida Afonso Pena, 4034 — Mangabeiras.
Funcionamento: Aberto de segunda a domingo (almoço de 11h30 as 15h e jantar 17h30 as 0h30).

Rancho Fundo

O Rancho Fundo é um dos destinos mais procurados pelos mineiros durante o clima frio. O ambiente, que lembra muito a varanda de uma fazenda ou de um sítio, é especialista na culinária do estado. No inverno, o buffet de caldos é o carro chefe do restaurante, e você pode escolher por pagar o valor para comer a vontade, ou para apreciar somente uma porção individual.

Apesar do forte da casa ser a cerveja gelada ou as cachaças mineiras, é possível apreciar bons vinhos que estão disponíveis no cardápio

Endereço: Avenida Professor Mário Werneck, 1160 — Buritis.
Funcionamento: Aberto de Segunda a Domingo (almoço de 11h30 as 15h e jantar 18h30 às 01h).

Nonô: O rei do Caldo de Mocotó

O Nonô é um dos restaurantes mais antigos da região central de BH, especializado somente em um único prato: o caldo de Mocotó. Se você procura saborear algo de diferente e pitoresco na capital mineira, não deixe de parar na esquina da Avenida Amazonas com a Rua Tupis para provar a versão simples e a com ovo de codorna. Vale a pena a experiência. Aproveite que o clima está frio e peça uma Caracu para terminar de esquentar o estômago!

Endereço: Avenida Amazonas, 840 — Centro.
Funcionamento: Aberto de Segunda a Sábado, 24h por dia.

Atualizado em 20 Mai 2015.