Guia da Semana

Por Yvan Didelot
chef de cozinha

O lombo de avestruz tem sido muito explorado no Brasil, principalmente pelos chefs de cozinha dos restaurantes mais badalados de São Paulo. Por ser uma carne bastante nutritiva e saborosa, o avestruz vem ganhando espaço na cena gastronômica e o número de criadores cresce admiravelmente.

No entanto, a comercialização da carne de avestruz é bastante recente no Brasil e, por conta disto, o preço final ainda é elevado. Mas estima-se que o aumento da criação comercial tornará o produto mais acessível aos consumidores.

A criação de pratos com a carne de avestruz permite receitas surpreendentes, que podem levar ingredientes bem brasileiros e outras iguarias exóticas que aguçam o paladar dos amantes da boa mesa. Entretanto, o uso correto das técnicas culinárias é extremamente necessário na preparação destas receitas, para que o resultado final seja como o esperado: "de dar água na boca".

Com 66% menos gorduras (lipídeos) do que a carne bovina e três vezes menos colesterol que os cortes de frango e peru, a carne de avestruz tem valor nutritivo diferenciado das demais carnes. Esta característica faz da carne uma excelente opção para os gourmets de plantão.

Há algumas semanas, participei de um evento gastronômico focado no lombo de avestruz no hotel Hilton São Paulo Morumbi, onde fica o Canvas Bar & Grill, e foi muito interessante. O "I Concurso Interno de Cozinha" promovido pelo hotel foi uma saudável e divertida competição entre os integrantes da cozinha do Hilton e do Canvas. Dezenove duplas apresentaram suas receitas com lombo de avestruz e, apenas seis, foram escolhidas como finalistas pela ABAGA - Associação Brasileira de Alta Gastronomia.

Entre o júri para a escolha do prato vencedor, na noite de premiação, estavam os jornalistas Lucinéia Nunes e Clarissa Perillo, além de renomados chefs de cozinha como Sonia Jendiroba, Francesco Carli, João Vergueiro Leme e Christian Formon.

Yvan Didelot tem 34 anos e comecou a atuar como Chefe de Partida no La Chêvre d´Or, na França. Também trabalhou no Hotel Mirabeau, no belíssimo Principado de Mônaco e, ainda, no luxuoso InterContinental Carlton, em Cannes, na França. Atualmente Yvan comanda a cozinha do restaurante-galeria Canvas bar & grill.

Canvas bar & grill - Hilton São Paulo Morumbi
Av. das Nações Unidas, 12.901 - Brooklin Novo
(11) 6845-0050 ou 6845-0055

Atualizado em 7 Ago 2012.