Guia da Semana

Fotos: Attílio Leone/ divulgação

Restaurante Mariu's Crustáceos, no Rio de Janeiro

Por muitos anos, esses espaços sofreram preconceito e foram deixados de lado, existindo simplesmente pela necessidade fisiológica dos clientes, mas sem nenhum cuidado especial, além da limpeza. Mas, as coisas mudaram e as casas descobriram que esse cômodo também pode participar do projeto de ambientação, criando um estilo particular e revelando muito da sofisticação, do conforto e da tecnologia, tornando-se muitas vezes uma atração à parte.

O fotógrafo Attílio Leone foi convidado para captar as imagens desses lugares peculiares. "A publicação foi uma ideia do departamento de marketing da Melhoramentos Papeis, em um almoço no restaurante Pirelli. O mestre contou a história da vida dele. E eles que já pensavam em um ensaio fotográfico, tiveram o insight de mostrar não só as imagens dos banheiros, mas quem está por trás disso, as pessoas que fazem os lugares", conta.

Depois disso, Leone captou imagens de 106 bares, restaurantes e botecos badalados, reunindo-as no livro Banheiros e Personalidades. Foram quatro meses na estrada com sua equipe, passando por 18 cidades para reunir fotos e histórias de 56 profissionais de gastronomia, entre proprietários, garçons, chefs e sommeliers, para a terceira publicação com esta temática.



O Seu Luiz do Bar Léo, São Paulo

Estilo do dono

Para Attílio, não é o uso de coisas excêntricas que deixam uma decoração bem sucedida, mas o respeito à arquitetura do salão e da fachada, criando uma certa identidade. Para quem tem decoração mais clean, o ideal é trabalhar na iluminação. Já quem aposta em coisas diferentes, como um sofá ou cubas tematizadas, se não souber harmonizar ou não deixar o ambiente aconchegante, as peças ficam sem sentido.

Após a conclusão do ensaio, o fotógrafo revela que o banheiro acaba refletindo o estilo do dono e o espírito da casa. E para quem ainda duvida, aconselha. "Basta uma visitinha para saber como a casa é administrada. Se o dono preocupa-se com os equipamentos de banheiro, pode ter certeza de que o resto tem muito cuidado".

A publicação ainda traz um resumo sobre as especialidades de cada estabelecimento e entrevistas com os proprietários ou chefs de cozinha, que revelam algumas curiosidades. Os textos são da jornalista Lílian do Amaral Vieira. O livro é distribuído somente sob encomenda.

Confira alguns banheiros que mereceram o destaque de Attílio Leone


Restaurante Villa Miranda, em Campinas

Antiquários

Preservando o ar tradicional, o restaurante Filé de Ouro, na Rua Jardim Botânico (Rio de Janeiro) apresenta as paredes azulejadas - até o teto - com mesas e cadeiras clássicas, daquelas usadas em bares e botequins. "O espaço tem uma pia muito antiga, que foi conseguida de uma demolição. Rapidamente virou a vedete do banheiro, com todo mundo lembrando das que tinham ainda na casa da vó. O dono conta que tem muita gente que oferece até dinheiro para levar a louça para casa", revela Attílio.

Inusitado

Com um balcão de 22 metros de comprimento e feito de madeira reflorestada, o

Atualizado em 7 Ago 2012.