Guia da Semana

Foto: Divulgação

Eu sou apaixonada pelo estilo provençal, estampas suaves, cores delicadas e claras, aquele discreto desgaste da mobília, flores por todos os cantinhos e, por isso, não pude deixar de me apaixonar pelo Sweet Pimenta. Antes de sentir qualquer sabor ou aroma, o que me chamou a atenção foi a decoração do local. É um sonho. Tudo muito bem pensado e decorado: mesas e cadeiras branquinhas, muitas flores, pequenos quadros e objetos espalhados pela casa, lembrando bem os cenários de filmes franceses que recriam a região nos séculos XVII e XVIII. E os doces coloridos no balcão? Deixam crianças e adultos boquiabertos. Enquanto escrevo, penso neles como os doces do filme Maria Antonieta, dirigido por Sofia Coppola. Que deleite para as vistas!

Inaugurado em 1985 por Zenaide Pimenta, o Sweet Pimenta começou como uma pequena casa de doces e salgados na Vila Nova Conceição. E as receitas caseiras da vovó deram tão certo, que hoje, após 25 anos, há mais três restaurantes espalhados por São Paulo, nos shoppings Iguatemi, Market Place e D&D. Acredite ou não, mesmo estando em shoppings, o Sweet Pimenta não segue a linha fast food; as casas continuam sendo o tipo de lugar que você entra e tem vontade de passar horas.

Sem mais, vamos ao menu que é sortido de suculentas receitas de massas, risotos, carnes, aves, peixes, saladas e sobremesas. Destaco a Salada Italiana com folhas verdes, tomate, mussarela de búfala, erva doce, pimentão vermelho defumado, azeitonas pretas, berinjela e torradinhas de baguete e o Picado Caipira de mignon com arroz, feijão, salada e refogadinho do Chefe.

Você deve estar se perguntando pelas sobremesas. Lembra da casa feita com doces de João e Maria? Além das gostosuras que nos remetem à infância (trufas, pirulitos de chocolate, trouxinhas de coco, bicho de pé, brigadeiros, bem casados, pães de mel, pastilhas Dragêe e bolos), vale a pena experimentar o Petit Gateau de chocolate com coulis de morango, calda quente de chocolate e sorvete de creme e a Tarte Tatin de banana quente com sorvete de creme e molho toffee.

Eu espero tê-lo deixado curiosíssimo para conhecer o local, pois é bom chegar lá assim, pronto para experimentar um pouco de tudo. E, se depois de aprovado o menu, você quiser usar o espaço para fazer uma reuniãozinha ou levar as receitas pra casa, o Sweet Pimenta disponibiliza seu espaço para eventos e também faz entregas sob encomenda. Bom saber disso, não? Então aproveite a dica já para o almoço ou jantar de hoje. Bon appétit!

Leia as colunas anteriores de Fernanda Balieiro:

Meu primeiro suflê

O charme do Barão

Culinária Sulista em São Paulo

Quem é a colunista: Fernanda Balieiro

O que faz: Jornalista mil e uma utilidades.

Pecado gastronômico: a torta de limão do meu respectivo (maridão Fran).

Melhor lugar do Mundo: Todo o Nordeste.

Fale com ela: nandabalieiro @gmail.com

Atualizado em 7 Ago 2012.