Foto: Divulgação |
![]() |
Uma, duas, três...oito mil associadas |
Neste mês, o Amigas do Vinho completa cinco anos. Durante este tempo, o grupo cresceu e passou a contar com representantes por todo o País. Cada Estado tem sua presidente e também há filiadas no exterior.
Para fechar este encontro virtual, Maria Lúcia explica detalhadamente como funciona seu grupo e quais os objetivos para o futuro.
***
Como surgiu a Amigas do Vinho?
Não havia intenção de se criar uma confraria. Apenas um grupo de amigas para degustar vinhos (Rio de Janeiro). Mas o grupo foi crescendo, crescendo e tornou-se uma confraria. Somos mais de 8.000 confreiras (adesões no Brasil e exterior). Somos "Delegada-Brasil" na International Associated Women in Wine, por sermos a maior confraria feminina e brasileira. Hoje também somos filiadas à FEBAVE- Fed. Bras. De Confrarias e Associações Femininas do Vinho e do Espumante.
Qual é a proposta da Confraria?
Aproximar a mulher do vinho, de forma lúdica, descontraída, moderada e com conhecimento.
Como funcionam os encontros das Confreiras?
Nossos encontros são mensais e itinerantes. Cada "Seção Estadual" escolhe o dia, o local e a degustação. Também somos convidadas para participarmos de degustações e eventos. Nos encontros temos a oportunidade de conhecer a história dos vinhos de determinada vinícola ou importadora. Geralmente temos um palestrante (enólogo, produtor de vinhos) que nos proporciona conhecimento e excelentes degustações. Algumas vezes, nesses encontros, também temos a harmonização com a gastronomia. Ao término de cada encontro, aprendemos mais sobre castas, geografia e história do vinho.
Como administra a Confraria?
Não temos sede. Tudo é feito através de e-mails e site. Temos "presidentes estaduais" e uma "assessoria nacional". São mulheres entusiastas que não recebem pró-labore ou qualquer tipo de bônus para capitanear os grupos. É tudo por paixão ao vinho. Temos parceiros (restaurantes/adegas/hotéis) que disponibilizam espaço físico para as nossas atividades.
A Confraria tem algum fim lucrativo?
Não. A Confraria Amigas do Vinho não é comercial. Não cobramos taxa de adesão e nenhuma mensalidade. Quando temos os nossos encontros, as despesas são igualmente rateadas. A confraria é administrada pela presidente nacional, com o apoio das presidentes estaduais e assessoras nacionais.
Quais são os planos para o futuro da Confraria?
A nossa meta é ter uma representatividade em cada estado brasileiro e na Europa (mulheres brasileiras que residem no exterior). Daremos continuidade a "inaugurações de novas Seções" e ao nosso curso básico ministrado por mulheres para mulheres. Também estamos organizando uma viagem a vinhedos nacionais e do exterior. Precisamos de parceiros para viabilizar esse projeto. Tivemos alguns projetos realizados em parceria e foram fantásticos: Viajando na Massa, em parceria com o Pólo Gastronômico de Botafogo/RJ, Miolo e alunos de gastronomia da Universidade Estácio de Sá. Também organizamos e ministramos palestras gratuitas sobre "A Mulher no Universo do Vinho", "Serviço do Vinho" e "Eno-harmonizações".
A Confraria aceita algum homem?
Não. A Confraria Amigas do Vinho é exclusivamente feminina. Temos padrinhos e amigos que algumas vezes prestigiam nossos encontros. Sempre temos um enólogo ministrando uma palestra. Mas na condição de convidado. Durante o ano, temos três encontros que permitimos a participação dos amigos: Dia do Amigo, Aniversário da Confraria (2/08) e Festa de confraternização (final do ano).
***
Para se associar:
Acessar www.amigasdovinho.com.br
Onde se especializar em vinhos Liquor Store.com Rua Almadén, 19 - (011) 3507-6222 Bacco´s Rua Sergipe, 568 - (011) 3661-7898 |
Participe! Envie sua sugestão de matéria sobre gastronomia: [email protected] |
Atualizado em 7 Ago 2012.