Guia da Semana

Fotos: Sxc.hu


Toda estação tem seus pratos típicos, aqueles que tem tudo a ver com o clima e são consumidos às toneladas naquele período. E poucas coisas são tão a cara do inverno como o pinhão, seja cozido, assado ou como carro-chefe de alguma receita engenhosa para aquecer os degustadores.

O pinhão é a semente do pinheiro brasileiro ou araucária, árvore típica do sul e sudeste do Brasil. Trata-se de uma árvore alta, com copa em formato de cálice, que empresta às paisagens típicas do inverno um charme especial. Tem valioso teor nutricional (cada 100 gramas têm cerca de 195 calorias) e, por isso, costumava ser a principal fonte de alimentação de algumas tribos indígenas. Sua polpa é formada basicamente de amido e é muito rica em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas.


Pinheiro brasileiro, ou araucária, árvore típica do sul e sudeste do Brasil

O sucesso é tamanho, que muitas cidades dedicam festas populares ao pinhão que, em muitos casos, tem grande relevância na economia local, a exemplo de Apiaí (SP), Campos do Jordão (SP), Lages (SC), São Francisco de Paula (RS) e Visconde de Mauá (MG).

Para preparar a semente da maneira tradicional - cozido -, um ingrediente é indispensável: paciência. Ele precisa cozinhar lentamente, para que a casca se abra e libere todas as suas qualidades de aroma e sabor. Por isso, a panela de pressão é grande aliada dos mais afoitos.

Mas você não precisa se limitar ao modo tradicional na hora de se deliciar com o pinhão. Há milhares de receitas, de entradas a pratos principais, que têm a semente como ingrediente especial. Confira três delas:


Sopa de Pinhão com Camarão ao Gengibre



Atualizado em 7 Ago 2012.