Guia da Semana


Foto: divulgação/ Monin

Nem só de novela, cinema e meditação vive a Índia. A gastronomia do país é considerada uma arte milenar e se mistura com a religiosidade popular, observada em ritos e ingredientes que respeitam a comunhão com os deuses hindus. Majoritariamente vegetariana, a dieta indiana regular é marcada por especiarias bastante específicas, despertando o fascínio ocidental desde a época das grandes navegações.

Entre essas tradições e costumes, destaca-se o tradicional chá indiano, o Chai (pronuncia-se tchai), que assim como o nosso cafezinho, é servido pelo anfitrião da casa após uma refeição, sendo também encontrado em todo tipo de estabelecimento local, como restaurantes, lojas, lanchonetes e até em trens - situação retratada diversas vezes no filme Viagem a Darjeeling, do diretor Wes Anderson.

Como é feito

O chai é preparado a partir de uma infusão de chá verde, misturado com um blend de masala (mistura que leva cardamomo, cravo, canela, feno grego, gengibre, pimenta branca e cúcuma). Por influência da colonização inglesa, costuma ser servido com leite frio, adoçado com açúcar e derramando à distância, para a formação de espuma.

A bebida é preparada pelos Chaiwallahs, profissão cada vez mais popular no país. Cada um deles possui sua receita pessoal, combinando quantidade e especiarias diferentes. Após o sucesso do filme Quem Quer ser um Milionário (no qual o protagonista é um Chaiwallah), e a popularidade da novela Caminho das Índias, o Chai caiu no gosto dos brasileiros.

"A bebida é diferente, leve e chique. Comecei a servir em um brunch aos domingos, mas resolvi trabalhar com ele também durante a semana, devido à procura", afirma Larissa Aguiar, chef e proprietária do restaurante Domitila, na zona oeste de São Paulo, que possui sua própria receita de masala, guardada a sete chaves.

Foto: Getty Images


À brasileira

Com propriedades antioxidantes, energéticas e de baixo teor calórico, o chá do oriente vem sendo servido misturado com o chá preto por esses lados. "Fugimos um pouco da forma tradicional indiana. Servimos gelado no calor e quente quando a temperatura abaixa. O importante são as especiarias, que ajudam a aguçar o paladar", enfatiza Larissa.

Outras casas, como o restaurante indiano Gopava Madhava, oferecem receitas com chá preto e leite fervidos separadamente, em proporções iguais. Além disso, a masala também pode ser misturada no coador, e o chá verde, trocado por jasmim. Uma boa cortesia após as refeições.

Adotando uma abordagem mais industrial, algumas cafeterias, como Otávio, a rede Vanilla Café, Arena Pelé, vêm trabalhando com Chai Monim, um xarope concentrado, no qual o leite é adicionado diretamente. A partir daí, fica por conta da criatividade do freguês, que pode aplicar a mistura em coqueteis, frozens e lattes. O que será que Shiva acharia disso?

A mistura do Chai pode ser feita em casa, em combinações práticas e diferentes. Aprenda a fazer o seu *

Ingredientes

1 litro de água mineral
1/2 copo de açúcar refinado no copo fino
1 pau de canela tamanho médio
1/2 copo de gengibre ralado prensado no copo fino
1/2 copo de leite Ninho em pó no copo grande
1 colheres de chá preto inglês rasa
3 sementes de cardamomo
Preparo

- Separe 100ml de água para diluir o leite e ferva o restante
- Triture as sementes de cardamomo no pilão
- Adicione o açúcar e a canela de pau na panela. Levar ao fogo
- Mexa até abrir a canela.
- Adicione o gengibre e o cardamomo. Misture bem até soltar o caldo
- Acrescente a água aquecida
- Ferva em fogo baixo durante 5 minutos, sem parar se mexer
- Adicione o leite em pó diluído. Deixe aquecer durante 1 minuto, sem ferver
-Acrescente o chá preto. Desligue o fogo e deixe descansar durante 1 minuto, com a panela tampada
- Coe o chai na peneira e experimente. Se necessário adoce mais.
- Passe pelo coador de pano com o funil para a garrafa térmica.
* Receita de Chai cedida pela escola Uni-Yôga

Onde encontrar:

Gopala Madhava

Endereço: Rua Antônio Carlos, 429, Consolação, São Paulo

Tel.: (11) 3283 3867

Domitila Restaurante e Café

Endereço: Rua Clodomiro Amazonas, 99 - Vila Nova Conceição - São Paulo

Tel.: (11) 3078-7434

Vanilla Café

Endereço: Rua Antonio Carlos, 404, Consolação, São Paulo

Tel.: (11) 3262 3943

Café Suplicy

Endereço: Alameda. Lorena, 1430, Jardins

Tel. (11) 3061 0195

Raajmahal
Endereço: Rua General Polidoro, 29, Botafogo - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2524 6242

Starbucks
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Lebron - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 3385 4990

Atualizado em 7 Ago 2012.