Guia da Semana

Cada vez mais conhecida e mais praticada entre os brasileiros, a tradição do Nhoque da Fortuna é uma boa pedida para quem gosta de uma simpatia e adora saborear o prato de origem italiana.

Segundo a lenda, em algum dia 29, São Pantaleão perambulava pelas ruas de um vilarejo italiano. Faminto, ele pediu ajuda a um casal que apesar de desconfiar da situação o convidou para entrar. De origem humilde, o casal ofereceu nhoques. Após dividir entre todos, cada um ficou com a quantidade de sete nhoques. Depois da despedida, o casal descobriu moedas de ouro sob o prato do visitante.

E para trazer sorte, muitos tentam repetir esse episódio a cada dia 29. A superstição diz que todo o dia 29 deve-se comer um prato de nhoques, sendo que os sete primeiros devem ser saboreados estando de pé e realizando sete pedidos. Uma nota deve ser posta sob o prato e a mesma não pode ser gasta até o dia 29 do mês seguinte.

Se os pedidos vão ou não ser realizados e se o ritual vai ou não trazer sorte, é difícil de saber. Mas vale a pena seguir a tradição por um tempo. Afinal, niguém perde com a oportunidade de se esbaldar nesse prato delicioso um vez por mês.

Atualizado em 7 Ago 2012.