Guia da Semana

Estive pensando esses dias... até onde a gastronomia pode ajudar a melhorar os relacionamentos amorosos? A primeira coisa que me veio na cabeça foi um bom bar, meio estilo boteco, com pessoas conversando, cerveja devidamente gelada, uma porção bem servida e um clima descontraído, porém intimista. Mas, ao mesmo tempo, pensei em algum lugar diferente, talvez único, com comidas exóticas, clima romântico e que causasse surpresa.

Sendo assim, resolvi ir a campo. Pesquisas na Internet, ligações e o pedido de ajuda às amigas resultaram em uma lista pré-eliminatória. Entre os bares e botecos fiquei com um que gosto muito na zona oeste paulistana, na Vila Madalena, o Bar do Sacha. Não tem nada de muito especial como música ao vivo, malabarismo ou qualquer coisa do gênero, mas o clima de lá é ótimo, os aperitivos muito saborosos e uma grande variedade de drinques e cervejas.

Já a busca em surpreender foi mais fácil, pois conversando com uma amiga ela logo me convenceu a conhecer um restaurante de comida afrodisíaca, na Vila Olímpia, zona sul de São Paulo. Segundo ela, o Tantra Restaurante é tão bonito quanto o chef de cozinha, o que me traria mais uma questão a comprovar: a beleza aumenta a fome?

Com os rumos traçados, fomos (eu e meu "acompanhante") para o Bar do Sacha. Sexta-feira, à noite, muito calor e louca para celebrar a vinda do fim de semana com uma bela companhia. Escolhemos uma mesa na calçada com uma leve brisa no rosto, uma porção de mandioca frita com queijo, refrigerante para ele e cevada para mim. Passamos, em média, quatro horas ali, sentados, jogando conversa fora, namorando, rindo, por fim, uma noite regada de divertimento, tranqüilidade e romantismo.

Passando uma semana, resolvi conhecer o único no Brasil que empresta o nome da casa à filosofia hindu do prazer supremo à culinária ao elaborar as exóticas receitas dos tempos de Kublai Kan. Antes de entrar, a impressão era de um local pequeno e alternativo, mas ao passar da recepção me deparei com uma decoração asiática, uma chapa enorme com cozinheiros ao redor, uma pequena fila de pessoas esperando na frente de um balcão com carnes cruas, vegetais e temperos e, mais para o fundo, um espaço à luz de velas, propício para um casal apaixonado.

Escolhi uma mesa e pedi um drinque chamado Desejo, a base de Amarula, sorvete de chocolate e baunilha. Minutos depois, Eric Thomas, proprietário e chef de cozinha, chega e as duas primeiras coisas que me vieram na cabeça: realmente a minha amiga tinha razão e a beleza aumenta muito a fome.

Conversamos um pouco e fui me servir. Em um estilo Mongolian Grill, onde você monta seu prato escolhendo a sua combinação de carnes exóticas, frutos do mar, vegetais, temperos e caldos, cheguei a conclusão que, se for o início de um relacionamento ali é o grande momento de puxar papo e mostrar toda sua simpatia, além disso, pode-se sugerir temperos afrodisíacos para esquentar ainda mais a relação.

Enfim, hora de jantar. Ou a minha mistura ficou ótima e ainda de sobremesa pedi um algodão doce. Mas, como o intuito era sair dos programas básicos e ajudar no relacionamento, fui à cartomante, que atende os clientes da casa. Claro, que não posso revelar o que ela me falou, mas é um risco que o casal corre. Já pensou a grande surpresa ser uma traição ou um pedido de casamento, ao invés do jantar...

No fim das contas, posso afirmar que a gastronomia não só ajuda, mas une prazeres. A escolha de um bom lugar, independente de ser mais casual, luxuoso, básico ou exótico, pode ser o grande "start" para o começo de um relacionamento, o impulso para os que já estão juntos ou um pretexto para sair para paquerar e quem sabe encontrar o seu par, mesmo que não seja perfeito.


Gostou ? Então, leia a última coluna da Talita Gastronomia mundialmente paulistana

Quem é a colunista: Talita Matos


O que faz: Jornalista da Rádio Transamérica

Pecado gastronômico: Qualquer prato com cheddar


Melhor lugar do Brasil: Guarda do Embaú - SC

Fale com ela:
[email protected]

Atualizado em 7 Ago 2012.