Guia da Semana

Foto: Getty Images


Os dias de festa, infelizmente, chegaram ao fim e, como ninguém é de ferro, é bem provável que você tenha exagerado um pouquinho na bebida e que tenha deixado a alimentação saudável fora da programação do feriado. Os pés ainda estão no ritmo da batucada, mas e o seu organismo?

Chegou a hora de desintoxicar o corpinho e garantir uma ótima digestão. Para equilibrar o organismo, entram em cena as folhas, os peixes e frutos do mar, grelhados de legumes e carnes magras, além de acompanhamentos e molhos menos cremosos, elaborados à base de frutas, iogurtes, coalhada seca ou azeite, assim como grãos e cereais. Vale incluir frutas in natura, como manga e maçã verde, ou as secas, como damasco, e passas para incrementar as refeições.

A água é uma aliada importante nesses dias pós-folia. A ingestão de 1,5 a dois litros por dia garante a hidratação do organismo e a desintoxicação, já que ela transporta os resíduos do nosso corpo. Os sucos também merecem um espaço importante na dieta. Aqueles feitos com frutas ricas em vitamina C ajudam a melhorar a energia mental e o vigor físico. Quando adicionamos clorofila, ajudamos na ativação da circulação sanguínea e na disposição diária. E a água de coco, além de ter muitos nutrientes e ser livre de gorduras, tem alto poder rehidratante.

Uma alimentação rica em fibras, encontradas no pão integral, aveia, frutas e avelã, contribui para regular a função intestinal e, assim, a eliminar as toxinas. Tente trocar o café pelo chá verde, ele pode ajudar a diminuir as taxas de colesterol ruim e também a eliminar algumas gordurinhas. Essas são as minhas dicas para que você possa, logo, logo, ficar pronto para outra, com muita disposição e saúde!

Leia a coluna anterior de Jane Lee:

Comidinha da vovó

Quem é a colunista:Viver e não ter a vergonha de ser feliz!! (criativa, otimista, zen e determinada).

O que faz: Chef do La Degu Gastronomia. Uso a imaginação e a experiência para transformar minha cozinha em um laboratório criativo.

Pecado gastronômico:Meu risoto de brie com amêndoas e carré de cordeiro ao vinho tinto, não enjoo...rs.

Melhor lugar do mundo: Bahia, com todo seu astral, seus aromas e sabores.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Janis Joplin.

Fale com ela: [email protected]


Atualizado em 7 Ago 2012.