Guia da Semana

O verão está aí e, com as temperaturas mais altas, muita gente se anima a investir em uma alimentação mais leve e saudável. Por isso, o Guia da Semana RS foi atrás de restaurantes naturais bacanas de Porto Alegre.

Quer deixar de lado aquele prato pesado e gorduroso? Então confira nossas dicas e aposte em uma alimentação mais saudável, sem abrir mão de uma refeição deliciosa!

O Bar Ocidente é conhecido pelas festas direcionadas para o público mais alternativo. O espaço ocupado pelas baladas durante a noite, porém, dá lugar a um não menos tradicional restaurante de comida natural no horário do almoço.

De segunda a sábado, o Ocidente oferece refeições naturais com ênfase para pratos lactovegetarianos com um toque hindu, além de sobremesas. Entre as opções para o almoço estão pratos como o chapati - feito com pão indiano, tomate seco e ricota - e a esfiha de zátar com azeite de oliva, amêndoa e gergelim (foto). Para a sobremesa, a dica é o mousse de maracujá.

O restaurante Prato Verde foi criado a partir da proposta de aliar alimentação saudável com um ambiente agradável. Instalado nos fundos da igreja Santa Terezinha, com vista para o verde, o restaurante atende no horário de almoço oferecendo, além de variedade de saladas, refeições preparadas com alimentos naturais, integrais e sem agrotóxicos.

Os pratos oferecidos variam a cada dia e incluem tortas, panquecas, suflês, lasanhas, risotos, pizzas e massas e é servido como buffet livre. O cardápio diário fica disponível no site do restaurante.

Restaurante, pizzaria e mercado de produtos naturais são as três opções que o Flor de Maçã oferece aos clientes que buscam uma alimentação mais saudável.

A pizzaria funciona apenas para telentrega e aposta na massa integral - isenta de ovos e laticínios -, com opção de borda de gergelim. Em todas opções do cardápio, a mussarela pode ser substituída pelo tofupiry.

O restaurante funciona de segunda a sábado, no horário de almoço, com buffet natural com carnes brancas. O cardápio varia de acordo com o dia da semana e inclui peixe, frango, lasanha, sopas, legumes e massas, além de saladas e sobremesas.

Para os clientes com dietas especiais, a casa tem uma espécie de mercado natural. Chás, geleias orgânicas, granolas, pães e cucas integraus, suplementos alimentares e temperos são alguns dos produtos. A Flor de Maçã também oferece opções de alimentos diet, sem glúten e sem lactose.

A Alimentação Funcional é a aposta do bistrô Todo Saúde. A proposta é oferecer uma série de variações alimentícias de alto valor nutritivo e apetitosas. No cardápio, lanches, sanduíches, crostinis, doces e pratos quentes, todos preparados com ingredientes naturais.

Os destaques ficam com a salada de atum, o sanduíche de rúcula, tofu e tomate seco e o Risoto Todo Saúde (quinua real, rúcula, semente de linhaça e peixe).

Localizado na arborizada Rua da República, o Entreato - que funciona como pub à noite - ofere refeições veganas para que busca uma alimentação saudável e sem carnes. No horário de almoço, o restaurante atende no sistema de pratos prontos.

A cada dia da semana é oferecido um menu diferente com uma entrada, um prato quente, sobremesa e um chazinho para finalizar. O preço por refeição inclui todas as porções - que podem ser repetidas. No sábado, a casa costuma oferecer feijoada, acompanhada por legumes defumados, farofa, couve, laranja e arroz.

Inspirado na Índia, o Govinda funciona como restaurante ao meio-dia e como pizzaria à noite. No cardápio de almoço, os pratos, todos lacto-vegetarianos, ficam disponíveis no buffet cuja especialidade é a pakora (foto) - espetinho de batata e pimentão à milanesa, frito no óleo ghee (manteiga clarificada, sem colesterol nem gordura saturada). Outro destaque é o sabdi de legumes, um refogado de cenoura e brócolis com catupiry e condimentos exóticos.

À noite, a pizzaria tem serviço à la carte e telentrega. Os clientes podem montar a própria pizza, com os sabores preferidos. Entre as opções, há salsicha vegetariana, bolonhesa de soja, milho, azeitona, champignon, tomate seco, rúcula e brócolis.

Por Gabriela Haas

Atualizado em 7 Ago 2012.