Guia da Semana

Fotos: Gabriel Oliveira



Um das ruas mais conhecidas e procuradas de comércio popular de São Paulo ficou mais velha nesta semana, completando 115 anos!!! Mas antes disso, a Rua 25 de Março já existia e já teve outros nomes, como "Rua Várzea do Glicério" ou "Rua das Sete Voltas" - este último devido às voltas do Rio Tamanduateí, já que, antes de ser rua, a "25" era um dos leitos deste rio, até então navegável.

Conhecida como "Twenty Five" pelos íntimos, ela merece uma atenção especial pela sua diversidade de alimentos e bebidas e pela contribuição que nos dá para decorarmos nossos lares, cozinhas, bares e restaurantes. Existe uma infinidade de artigos que são comprados por lá, que enfeitam e valorizam qualquer cozinha, entre embalagens, acessórios e utensílios de cozinha... E o melhor de tudo: são acessíveis a qualquer bolso! Isso sem contar nas lojas de artesanato, brindes, uniformes, ferramentas...

Além disso, quem imagina que pela redondeza existem restaurantes árabes, chineses, italianos, churrascarias, infinitas lanchonetes e bares, padarias, cafés e até o glorioso Mercadão Municipal?

Para quem procura alguns alimentos específicos, ali está a Zona Cerealista (área que abrange a Rua Mercúrio e adjacências), algumas casas do Norte (com todos aqueles temperos e alimentos típicos), comércios de doces, confeitarias, empórios e etc... Ir com um guia ajuda muito, mas é só saber procurar e ter em mente sempre disposição e paciência para desvendar as redondezas.

Por motivos óbvios, não podemos deixar de lembrar do comércio popular, a céu aberto, na maior parte do tempo sem fiscalizações e cuidados de higiene e manipulação. É a ele que as pessoas recorrem, pois é quase sempre mais barato e disponível. Cada um deve fazer a escolha que bem entender, mas que fique atento ao que come. Um simples passeio pode se transformar num pesadelo mais tarde!

Mas tudo isso faz parte desse lugar tão especial. Depois de tudo isso, você ainda tem dúvidas de que a "Twenty Five" e arredores também não podem ser gastronômicos?

Leia as colunas anteriores de Carla Milani:

Gastronomia Movimentada

Solução de Problemas Enogastronômicos

Quanto apetite!

Quem é a colunista: Carla Milani. Apaixonada por alimentos e bebidas.

O que faz: Nutricionista e Barista

Pecado gastronômico: Massas, massas e mais massas!!!

Melhor lugar do Brasil: Todos!!! (mas em especial o Rio de Janeiro...)

Fale com ela: csmilani@ig.com.br

Atualizado em 7 Ago 2012.