Guia da Semana

Fotos: Divulgação

O prato Família Feliz oferece todos os sabores e significa união

Ao contrário do calendário ocidental, o Ano Novo Chinês é orientado pela trajetória da Lua, o que faz da data móvel. Esse ano, o dia em que o satélite inicia um novo ciclo acontece no domingo, dia 14, em pleno carnaval.

Mesmo com a coincidência de datas, muitos restaurantes chineses em São Paulo apresentam pratos especiais ou destacam especialidades do seu menu regular. O Kar Wua, localizado em Pinheiros, apresenta o Família Feliz (R$ 55,00, para três pessoas). O prato junta grelhados de carne, frango e peixe, anéis de lula e legumes no mesmo prato, representando a união da família. "A ideia é agradar ao paladar de todos no dia de festa", diz Monica Lim, gerente do estabelecimento. Outro prato especial oferecido pela casa é o guioza de shiitake. O recheio é considerado nobre no país e a massa, feita no restaurante, mantém a tradição nacional.

Ano do Tigre
O calendário chinês reverencia os 12 animais que se colocaram ao lado de Buda enquanto passava por um longo período de meditação. O período que agora inicia é regido pelo Tigre, que representa grandeza, altivez e aventura.

Independente do signo, a fartura na mesa é um também uma forma de pedir que o novo ano continue assim. O peixe é prato que simboliza essa fartura.

Foto: Divulgação

O dim sun, pequenos bocados chineses, estão no cardápio do Ping-Pong

Outro prato tradicional é o moti, o bolinho de massa de arroz, o respeito à tradição e ao trabalho. No China Grill, o moti (R$ 25,00, porção individual) ganha destaque no período das festas. "Ele vai acompanhado de carne, verduras ou frutos do mar, sempre com muito caldo. O que não pode faltar é comida na mesa", ri Yolanda Hsieh, proprietária da casa.

Uma opção mais em conta e próxima ao grande público são as redes de comida chinesa. A China House, com 14 lojas no estado, traz novas opções para o período, do exótico Peixe ao molho de ostra à leve salada Pequim, além de novas sobremesas, como o Rolinho de banana com chocolate - Massa crocante envolta em chocolate com banana e uma pitada de canela em pó.

E para quem quer celebrar em grande estilo, o internacional Ping-Pong vai receber os clientes com um coquetel de boas vindas e sorte. A bebida não alcóolica leva goji berry, um fruto típico chinês, além de suco de manga e hortelã. A cortesia estará disponível nos dias 13 e 14.

Atualizado em 7 Ago 2012.