Guia da Semana

Foto: Getty Images


As festas de fim de ano estão se aproximando, e a ceia de Natal também! Nesse período, é importante evitar o consumo exagerado de alimentos com alto teor de gordura prejudicial à saúde e de alimentos ricos em açúcares, como os doces. Deixe os exageros, se necessários, para um único dia, e não no mês inteiro, já que são muitas comemorações. Todo mundo sabe que é muito mais fácil engordar do que emagrecer. Assim, dependendo do exagero que você cometer, o estrago será grande para o verão. Então, para não ficar só de canga e camiseta na praia, faça uma ceia saudável:

- Antes da ceia, comece comendo oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs, em vez de patês, queijos amarelos e salgadinhos. Essas oleaginosas contêm gorduras saudáveis e são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, que promovem saciedade.

- Junto com as oleaginosas, faça um pratinho de frutas. Isso também vai promover saciedade e você vai com menos fome para o prato principal.

- Prefira bebidas digestivas como suco de frutas, água gaseificada e hortelã ou alecrim. Exemplo: suco de limão batido com água gaseificada e hortelã. Essa bebida é digestiva e ajudará com os possíveis excessos.

- Se optar por ingerir álcool, intercale com o suco de uva integral sem açúcar, pois é rico em antioxidantes e combina muito com refeições elaboradas.

- Prefira os alimentos integrais, pois eles dão mais saciedade e contêm inúmeras vitaminas e minerais que fazem o corpo funcionar melhor. Faça uma salada verde com flocos de amaranto e um tabule de quinua em vez de trigo. Como acompanhamento, prefira um arroz mais "elaborado", que contenha frutas, sementes ou vegetais em sua composição, deixando-o mais saboroso e nutritivo.

- Em vez do prato arroz com amêndoas, tradicional no Natal, faça um arroz integral, com amêndoas e óleo de coco. O óleo de coco no lugar da manteiga para fritar é uma ótima troca. Isso porque ele ajuda na queima de gordura corporal. Outra dica para cozinhar arroz é fazer a versão branca e junto preparar o arroz preto e o selvagem. O arroz preto contém fibras e antioxidantes. Além disso, o prato fica bonito e delicioso. Experimente!


- Troque o tender pelo peru na ceia principal. O peru tem metade das calorias do tender e também é menos calórico do que o chester. Além disso, escolha uma opção de carne sem molho para servir. Isso economiza em calorias.


- A opção mais saudável para a sobremesa é escolher as frutas. Faça uma salada de frutas com cerejas e amoras, pois o sabor é incrível!

Faça em casa:


Salada verde com flocos de amaranto e um tabule de quinua


Para a salada verde:
1/2 pé de alface
1/2 maço de rúcula
1/2 maço de agrião
5 palmitos cortados em rodelas
15 tomates-cereja cortados ao meio


Preparo
Lave tudo muito bem e arrume tudo numa saladeira, enfeitando as bordas, para colocar o tabule de quinua no meio.


Leia
as colunas anteriores de Fernanda Granja:

Cuidados para o cabelo, unha e pele no verão

Nutritiva e saudável

Mais energia e disposição

Quem é a colunista: Fernanda Granja.

O que faz:
Nutricionista Clínica, especializada em Nutrição Funcional, Fisiologia do Exercício e Pediatria.

Pecado Gastronômico: biscoito de queijo.

Melhor lugar do mundo: o aconchego da minha casa ao lado do maridão.

O que está ouvindo no rádio, no carro, mp3, iPod: De tudo um pouco, sou bem eclética!

Fale com ela: www.drafernandagranja.com




Atualizado em 7 Ago 2012.