Guia da Semana

Foto: Divulgação

O recém-inaugurado restaurante Nico Pasta & Basta

Dias frios pedem comidas que aqueçam. Sopas, caldos e fondues são os pratos mais pedidos durantes os meses de junho e julho, sempre acompanhados de um bom vinho. Melhor ainda é poder saborear essas iguarias em um ambiente agradável e aconchegante, de preferência perto de uma lareira. Pensando nisso, alguns restaurantes se preparam especialmente para estação mais fria do ano, com cardápios e decorações especiais para manter o corpo e o estômago muito bem aquecidos. Confira!

Fondues

Foto: Getty Images

Fondue, um dos pratos mais cobiçados no inverno

O prato suíço, com certeza, é símbolo do inverno. Normalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou rechaud, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente.

Como fondue já virou tradição nas noites frias de inverno, vários espaços se especializaram no prato. Entre eles o Era uma Vez um Chalezinho, em São Paulo, que realiza a 7ª temporada do seu consagrado Festival de Inverno, com o tema Fondues de Grife, que oferece cinco opções salgadas e três doces. O festival vai até 31 de agosto.

Já no Dona Carmela, na região norte da capital paulista, os pratos integram o menu durante todo o ano. Entre as criações preparadas pelo chef Romildo Brito, estão fondue de cinco queijos (provolone, gorgonzola, catupiry, mussarela e roquefort) e de chocolate. Ambos servem duas pessoas.

No Rio de Janeiro, uma boa opção para saborear o prato é no Uva e Vinho. De domingo a quinta, a pedida é o rodízio, que começa com queijo, seguido pelas variantes de carne e frango, servidas com 12 molhos. A sobremesa fica por conta da versão doce, de chocolate com frutas. Sexta e sábado, o sistema é à la carte com a possibilidade de combinar os de carne e queijo.

Com uma vista privilegiada para a praia da Barra encontra-se o Hansl. A casa oferece dez versões diferentes, como: queijo, filé mignon ou picanha no óleo ou no caldo de carne, salsichas no óleo ou no caldo de carne e frutos do mar (camarão, salmão, peixe, kani e lula). Acompanha batata rosti em porção para duas pessoas.

Sopas e Caldos

Foto: Divulgação

Especialidade do Belmonte, no Rio

Simples e saborosas as sopinhas são indispensáveis. Da tradicional canja até cremes de aspargos com queijo, elas estão em quase todos os restaurantes na temporada.

Em São Paulo, no Le Coq Hardy, especializado em culinária francesa e atualmente sob o comando do chef Eliseu Pereira, a Soupe à l'Oignon au Fromage Gruyère (Sopa de Cebola ao Queijo Gruyère) é a nova estrela da casa. Já no famoso bairro da Moóca, o restaurante Bar do Melo traz nos caldinhos o sabor do nordeste, como o mocotó e feijão.

O Trindade inova na forma de tomar caldos. No cardápio com a supervisão do chef Valderi Gomes, está a Sopa do Mar no Globinho e o creme de Aspargos Verdes e Espinafre.

No Rio de Janeiro, o Belmonte reserva uma variedade de 15 sabores de caldos e sopas, que podem vir acompanhados de vinhos, cachaças ou caipirinhas. Dentre as opções da casa, o carro-chefe é a sopa de camarão com gengibre (foto), além de itens tradicionais, como a canja de galinha com hortelã e o Feijão Amigo. Na Cozinha Bistrô, na zona sul do Rio, há opções de sopas, como a Vichyssoise, que leva alho-poró e batatas, e sobremesas como a Tarte Tartin e o Crêpe Suzette.

Lareiras

Além de ter um ótimo cardápio, o que conta muito na hora da escolha dos restaurantes é o ambiente. No frio, os mais aquecidos são os mais procurados. A lareira é um item que muda o clima e transforma um simples jantar em um grande evento romântico, como no Le Coq Hardy, por exemplo. "O charme do lugar é a belíssima lareira, de frente para a qual fica uma mesa de seis lugares, cobiçada a tapas por todos nestes dias frios de inverno", brinca a assessora da casa, Luciana Paes de Barros.

O Nico Pasta & Basta, também em São Paulo, especializado em cozinha italiana, apresenta um ambiente aconchegante, com ladrilhos hidráulicos e artesanais, paredes cor de vinho, árvores que conferem arrojo ao salão interno, pé direito altíssimo e uma bela lareira para acomodar bem os apaixonados.

Atualizado em 7 Ago 2012.