Guia da Semana

Foto: Getty Images

Que atire a primeira pedra quem consegue ter somente uma função em um serviço de alimentação! Esse fato é uma necessidade, ainda mais porque praticamente não existe uma função separada das demais em restaurantes, bares, hotéis, etc. Todos trabalham por um bem comum: servir ao cliente.

Sem generalizar, desconheço qualquer local em que se entra com uma função, mas nunca se exerça qualquer outra em momentos de correria. E "ai" de que não souber se virar; acaba "nadando" e ainda vira motivo de gozação dos colegas.

Imagina só, em um dia em que a única cozinheira de um restaurante ficou doente e não pode ir trabalhar, quem é que vai resolver o problema? Sobrou para o ajudante de cozinha. Quem sabe até o gerente, se tiver alguma habilidade. A (o) nutricionista, então, se tiver alguma experiência, vai ocupar o lugar com certeza! Já vi até nutricionista-garçonete, nutricionista-gerente, assim como já vi também estoquista-ajudante de cozinha; gerente-garçom; garçom-manobrista; proprietário-cozinheiro. Uma verdadeira salada de frutas!

Ou será que o dono do estabelecimento vai optar por deixar seus clientes na mão naquele dia porque um funcionário teve um problema e não pode comparecer ao trabalho?

O cliente não tem nada a ver com os problemas dos estabelecimentos. Ele paga por um benefício e tem o direito de receber aquela refeição ou o serviço pelo qual pagou. O cliente conta com aquela casa e, se falhar, é um ótimo motivo para ele provar outro ali pertinho, quem sabe até mais barato.

Para que essa situação não seja um risco de catástrofe, o melhor é sempre ter uma equipe bem estruturada e treinada com pelo menos duas pessoas que saibam dar conta da mesma função. Assim, na ausência de um, o outro dá cobertura e assim por diante. Para isso, a equipe tem de estar completa e nada de ter um monte de "faz-tudo", pois isso só termina em falta de padronização e especificidade nos serviços e funções.


Leia as colunas anteriores de Carla Milani:

Quem procura...

Moda em todo o mundo

Será que vicia?


Quem é a colunista: Carla Milani. Apaixonada por alimentos e bebidas.

O que faz: Nutricionista e Barista

Pecado gastronômico: Massas, massas e mais massas!!!

Melhor lugar do Brasil: Todos!!! (mas em especial o Rio de Janeiro...)

Fale com ela: csmilani@ig.com.br

Atualizado em 7 Ago 2012.