Guia da Semana



Muito além das decorações em shoppings e promoções em lojas, o Natal é um convite a reunir família e amigos em torno da mesa.

Para Raul Lody, curador do Museu de Gastronomia Baiana, a ceia natalina brasileira é uma âncora de traços tradicionais, juntando comidas típicas da Europa e frutas da estação, marca dos países tropicais.

Da tradição portuguesa, vem o bacalhau. Vários peixes do norte da Europa servem para esse processo de salga, que garantia boas condições de armazenamento durante o período do inverno, sendo incorporado à cultura lusitana e absorvido pela brasileira.

A chef Andréa Tinoco, do Buffet Andréa Tinoco, apresenta uma releitura do prato, juntando esse tradicional sabor com legumes, garantindo uma ceia saudável.

Bacalhau aos Prazeres

Ingredientes:
1 kg de bacalhau
2 litros de leite
5 dentes de alho confit
Pão saloio ou ciabata picado
12 ovos de codorna cozidos
12 azeitonas pretas sem caroço
12 tomates-cereja
2 batatas de tamanho médio
4 minicenouras
4 aspargos
2 cebolas médias
2 ovos
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
Azeite de pimentão
4 folhas de louro frescas

Preparo:
Dessalgue o peixe por 48 horas em água, mantendo-o na geladeira. Pronta a dessalga, cozinhe as batatas e corte-as em fatias grossas, puxando no azeite. Mergulhe as postas de bacalhau no leite e leve ao fogo, desligando quando iniciar a fervura.

Passe as postas primeiro na farinha de trigo, retirando o excesso, depois no ovo batido no garfo e, por último, no pão picado. Leve as postas a uma frigideira com azeite quente e espere dourar os dois lados.

Arrume o bacalhau no centro do prato em cima de duas fatias de batata. Ao lado, cebolas fritas no azeite, ovos de codorna partidos ao meio, azeitonas. Decore com uma cenourinha por prato, um dente de alho confit, uma folha de louro e um aspargo.

Serviço:
Buffet Andréa Tinoco - Tel: (21) 2275-6439

Atualizado em 7 Ago 2012.