Guia da Semana

Foto:Getty Images


Epicentro da vida boêmiado Rio de Janeiro, no Baixo Gávea o clima é sempre de fim de tarde.Seja para fazer um happy hour após um dia de trabalho duro, ou curtir ofim de semana após pegar uma praia, a Praça Santos Dumont e seusarredores são ideais para tomar aquele chope gelado, acompanhado dostradicionais petiscos cariocas e das porções de carne combatatas.

O local ocupa a região que vai daSantos Dumont até a rua José Roberto Macedo Soares. Entre osfrequentadores mais assíduos, estão intelectuais e estudantes da PUC,localizada a poucas quadras dali, descendo a rua Marquês de SãoVicente. Em meio a insegurança das grandes cidades brasileiras, a praçaao lado do Jóquei parece resistir à onda de violência, sendoconsiderada um dos lugares mais seguros do Rio para curtir com osamigos.

A tradição desse agitado point já foiretratada nos cinemas em 1986, quando Louise Cardoso, Lorena da Silva,Lucélia Santos e José Wilker estrelaram o filme "Baixo Gávea", quemostrou ao grande público um pouco mais desse lado boêmio e intelectualda capital carioca. Passadas mais de duas décadas do longa, as estrelascontinuam por lá. Não é raro encontrar algum artista (global ou não)com roupas soltas, andando pelas suas calçadas.

Para ajudar a curtir a região, elaboramos umroteiro completo das melhores atrações da região, entre bares eatrações culturais, como a linguiça do Braseiro e a Casa da Gávea.Confira os links abaixo e já prepare o papo-cabeça para a mesa de bar.

Braseiroda Gávea

Hipódromo

Garotada Gávea

Casada Gávea

B.G.Bar

BarBada

Atualizado em 7 Ago 2012.