Guia da Semana

Fotos: Divulgação


Preparar a melhor refeição à moda dos tropeiros no menor tempo possível é o grande desafio de quem participa do concurso a "Queima do Alho".

A gincana, realizada sempre no segundo sábado do evento, trará este ano - no dia 25 de agosto -, quatorze grupos de cozinheiros motivados a mostrar como é que se prepara a comida típica da região.

Composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco, o prato também deve ser preparado utilizando utensílios semelhantes àqueles que serviam aos peões que viajavam levando suas boiadas pelo interior do Brasil. "A comida tem que ser feita exatamente da mesma maneira que faziam os cozinheiros das tropas", explica João Paulo Martins, o coordenador do concurso.

O cenário típico corresponde tanto ao local em que é realizado o concurso - o Rancho Ponto de Pouso, que recebe este nome por ser exatamente como os peões chamavam o local em que paravam a viagem para fazer suas refeições e descansar -, como pelo ambiente com música sertaneja e o toque do berrante que anuncia quando a comida está pronta.

Comitivas competem pelo
melhor prato
Para eleger a comitiva que desempenhou da melhor forma sua tarefa, um júri especializado experimenta cada prato. "Os jurados são comissários que integraram as tropas que desbravaram o Brasil", acrescenta.

De acordo com Martins, durante a avaliação, além do sabor da comida, é considerada também a fidelidade à história. A preparação do prato deve seguir à risca a receita original.

O concurso da Queima do Alho, que é um evento exclusivo para convidados e jurados, será diferente este ano. Todos os visitantes que desejarem, por meio de adesão individual, poderão apreciar a culinária típica nos dias 18/08 (almoço e jantar), 19/08 (almoço), 24, 25 e 26/08 (jantar). Mas aqueles que preferem os pratos mais comuns, poderão encontrar grande diversidade de estabelecimentos na região. Veja!

Para conhecer a história da Queima do Alho e saber mais sobre esta atividade cultural, clique aqui.

Atualizado em 7 Ago 2012.