Guia da Semana

O carboidrato é tido muitas vezes como o vilão da dieta, mas a verdade é que cortar este importante nutriente da alimentação causa cansaço, indisposição e pode fazer com que você recupere os quilos perdidos em pouco tempo. Escolhendo os carboidratos certos, você emagrece com saúde e fica cheia de energia para encarar o dia.

+ Entenda as nomenclaturas diet, light e zero
+ Conheça quais são os diferentes tipos de massa
+ Saiba como amenizar os efeitos da TPM com a alimentação

Quem ainda não viu falar de alguém carregando marmitas com a dupla imbatível do momento- Frango com batata doce? Mas de onde vem essa história?? Batata doce emagrece? Ajuda a queimar gordura? Favorece o ganho de massa magra?

É importante saber a diferença entre os dois, pois são alimentos que diferem bastante em seus índices glicêmicos. Para usufruir melhor do potencial de cada um deles.

A batata-doce ganha em vários aspectos, ela tem mais carboidratos, vitamina A, tiamina, riboflavina, ácido ascórbico, sódio, fósforo, cálcio. Além disso, seu índice glicêmico é mais baixo que o da batata inglesa, sendo uma ótima escolha para refeições ao longo do dia. O IG (índice glicêmico) da batata-doce é 77, enquanto que o da batata inglesa, cozida, é de 91. O consumo de batata-doce evita um pico de insulina que em último caso levaria a um acúmulo de gordura principalmente na região abdominal. Muitos atletas preferem a batata-doce à batata-inglesa nas fases de treinamento, tanto no ganho de peso, quanto na perda de gordura.


A batata inglesa, apesar de perder em vários aspectos nutricionais, pode ser explorada quanto ao seu índice glicêmico elevado. Em uma refeição pós-treino, a batata inglesa é uma ótima escolha, ainda mais se for amassada ou cozida no vapor, aumentando ainda mais seu IG. O índice glicêmico é uma grandeza que mede a velocidade com a qual a glicemia (nível de açúcar no sangue) aumenta. Assim, alimentos mais simples de serem digeridos e absorvidos têm normalmente um índice glicêmico maior, justamente porque serão absorvidos mais rapidamente na forma de glicose, aumentando a glicemia.



Seja no almoço, lanche ou jantar, a batata-doce e a batata inglesa são opções de carboidrato que não podem faltar no dia-a-dia de um atleta ou de um indivíduo saudável. Ambos são alimentos excelentes, com uma quantidade considerável de carboidratos, vitaminas e minerais.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 30 Set 2013.