Guia da Semana


O Chez Georges, um dos bistrôs mais tradicionais de Paris

A Cidade - Luz é também a capital dos bistrôs, esses amáveis restaurantes onde comida combina com charme, informalidade e prazer. Quem estiver pensando em desvendar os segredos da capital francesa nos próximos meses ou quer montar a lista dos seus preferidos para viagens futuras já tem um novo aliado: o livro Bistrôs Paris.

Misto de guia e livro de fotografias, a edição traz endereços de 60 casas para aproveitar gastronomia e ambiente sem pagar muito por isso. Frequentador da cidade desde a década de 1970, Alex Herzog, chef do carioca In House Café-Bistrô, selecionou aquelas que têm o que ele chama de "espírito de bistrô", seja pelo cardápio, personagens pitorescos ou o conjunto de tudo isso.

Por isso, não espere encontrar avaliações detalhadas de pratos e casas como Ritz, Ambassador e outros medalhões estrelados. O interessante são as histórias vividas e contadas por Herzog, temperadas com curiosidades e doses de história local. Para cada restaurante descrito, há informações sobre o tipo de cozinha, ambiente, faixa de preço, estação de metrô mais próxima e horário de funcionamento. Para deixar o leitor ainda mais na vontade de passar horas e mais horas por lá, belas imagens da cidade e das casas selecionadas.


Interior do Bistrô Bouillon Racine

Outro critério de escolha foi o cinema. Quase todos os lugares mencionados podem ser visto em filmes nos quais a gastronomia e Paris são personagens principais, como o Les Deux Moulins, de O Fabuloso destino de Amélie Poulain; o Le Baratin, da animação As bicicletas de Belleville, o Le Pure Café, cenário do memorável encontro do casal de Antes do pôr-do-sol, entre tantos outros.

Junto aos endereços, o autor sugere lugares para visitar antes ou após as refeições, num total de 80 parques, jardins, museus, igrejas, galerias de arte e centros culturais. O livro traz ainda a seção "Gourmandises", com quase uma centena de endereços de casas de chás e cafés, lojas de vinhos e de utensílios, livrarias, mercados de rua, padarias, confeitarias, além de cursos de culinária; e um "Glossário" com as palavras mais usadas na gastronomia francesa, para salvar o leitor comensal nas horas difíceis.

Bistrôs Paris, de Alex Herzog
Editora Bom Texto
Preço médio: R$ 49,90
Onde achar: Nas livrarias da Travessa e Argumento no Rio de Janeiro e na livrarias Cultura e da Vila, em São Paulo.

Atualizado em 7 Ago 2012.