Cada vez mais os "prazeres da mesa" se democratizam, ou seja, mais e mais pessoas passam a se alimentar não apenas por necessidade, mas pelo simples prazer de agradar ao paladar, para celebrar, para confraternizar, para se deleitar.

A melhora no nível de renda, a globalização dos ingredientes e a internacionalização da cultura gastronômica são os principais fatores que contribuem para esta realidade. É um privilégio viver em São Paulo nos dias de hoje, onde se encontra alimentos e temperos oriundos dos mais recônditos lugares do planeta e cozinhas de todos os povos.

Contudo, corremos o risco de deixar em segundo plano nossa exuberante culinária regional, a cozinha "caipira". Paradoxalmente em São Paulo, a "cultura da terra", com toda sua música, arquitetura, indumentária e culinária, não é explorada no cenário gastronômico.

Para provar que a "culinária caipira" não está no lugar que merece, imagine a situação ao receber um visitante estrangeiro que desejar conhecer a culinária típica de São Paulo. Para aonde você irá levá-lo? Considerando o tamanho do universo gastronômico de uma metrópole como São Paulo, os estabelecimentos que se ocupam desta atividade são bem poucos e desconhecidos.

Por que isso acontece? Seria por preconceito, desinformação ou o velho e histórico hábito de achar que o bom é o que vem de fora? Por que nos outros Estados brasileiros a culinária regional é tão presente, concorrendo lado a lado com a culinária internacional e contemporânea?

Na Bahia, por exemplo, existem tantos restaurantes "típicos baianos", quanto cantinas italianas, churrascarias, restaurantes chineses e outros. Em Minas Gerais a ocorrência de "comida mineira" nos restaurantes é notável. Os gaúchos trataram de difundir sua cultura através das churrascarias, primeiro por todo o Brasil e agora pelo mundo afora.

E a nossa "culinária típica caipira paulista", onde fica ?

Quem é o colunista? Chef Luiz Spagnolli

O que faz: Consultor em gastronomia e negócios da alimentação

Pecado gastronômico: A combinação "Cuarto de quadril + Malbec"

Melhor lugar do Brasil: Paraty - RJ. É claro!

Fale com ele:
[email protected]




Atualizado em 7 Ago 2012.