Guia da Semana

Comer como um rei ou uma rainha no café da manhã é um dos hábitos mais recomendados pelos nutricionistas. A primeira refeição do dia é fonte de energia para toda a correria que vem em seguida, por isso deve ser completa e balanceada.

Para muita gente, porém, é difícil preparar aquela mesa farta e se alimentar adequadamente antes de sair de casa. Por isso, uma série de cafés e padarias de Porto Alegre oferecem um serviço especial no começo das manhãs com buffet ou combos de pães, frutas, cafés e sucos - tudo que o organismo precisa para se preparar para um longo dia de trabalho.

Confira alguns estabelecimentos sugeridos pelo Guia da Semana RS que oferecem cafés da manhã especiais.

Com origem no Uruguai, a Mercopan oferece em Porto Alegre uma proposta de culinária e decoração que relembra as cidades de Montevidéu e Punta del Este. Tanto que o diferencial de seu café da manhã são as medialunas, tradicional pão uruguaio.

A padaria oferece três opções de combos para começar o dia: o Mini Café da Manhã (com pão francês, pão de leite, medialuna, croissants, donesa de creme, queijo, presunto, manteiga, geleia e mel, mais uma taça de café com leite ou expresso duplo), o Café da Manhã Light (com iogurte, granola, mel, salada de frutas e dois tostados integrais, mais uma taça de café com leite desnatado ou expresso duplo) e o Café da Manhã Completo (com pão francês, pão de leite, medialuna, croissants, donesa de creme, queijo, presunto, manteiga, geleia, mel, suco e salada de frutas, mais uma taça de café com leite ou expresso duplo). O café da manhã é servido a partir das 7h30min.

O café da manhã da Padaria Listo é um pouco diferente, no formato de buffet a quilo. Em todas as lojas, o cliente pode se servir em uma espécie de café colonial que traz quiches, pão de queijo, cueca virada, bolos, omelete, tortas, iogurtes, frutas, pães artesanais, frios e cucas.

A loja da Padre Chagas oferece ainda uma promoção para o café da manhã na qual as bebidas quentes ficam por conta da casa. Nas demais, as bebidas são pagas à parte.

Em sua loja na Padre Chagas, o Café do Porto também trabalha com combos de café da manhã em duas opções, tradicional e light. O café da manhã tradicional vem com mini pão frances, mini pão cervejinha, mini croissant doce e salgado, frios, manteiga, geleia de uva e suco de laranja. O combo light, por sua vez, vem com opções mais leves, como pão preto, ricota, chester, requeijão e iogurte natural com granola.

Os pratos podem ser acompanhados por três opções de café - capuccino, cortado ou expresso duplo. O café da manhã é servido de segunda a sábado, a partir das 8h. Nos domingos e feriados o café abre um pouco mais tarde, às 10h.





No bairro Menino Deus, o Divina Arte Café também oferece serviço de café da manhã. Além das opções do cardápio, o espaço tem um combo específico para as primeiras horas da manhã.

No prato, frutas (melão e mamão), dois pãezinhos, frios (queijo e chester), geléia e margarina. Acompanha café latte, lungo-americano ou suco. O serviço fica disponível ao longo do dia, a partir das 9h.

Por Gabriela Haas

Atualizado em 7 Ago 2012.