Guia da Semana

Foto: Diego Redel/ Agência RBS

Os dias quentes e o horário de verão incentivam os encontros com amigos, os programas de happy hour ou até saidinhas no meio da tarde. Com ambientes modernos ou intimistas, as cafeterias são opções ideais para um programa descontraído, a qualquer hora do dia.


Os cafés preparados com sorvetes e bebidas finas são as principais estrelas dos cardápios. Receitas inusitadas transformam o simples expresso em um drink de verão irresistível. Veja as sugestões que o Guia da Semana separou em Porto Alegre, Florianópolis, Joinville e Blumenau:

Porto Alegre

Não faltam opções refrescantes no Café do Porto. Entre os destaques estão o Café Oriente (expresso com sorvete de baunilha, espuma de leite, chocolate em raspas e canela) e o cappuccino com calda de amora. As bebidas com sorvete também são bastante requisitadas no verão, como o Café Sentidos (expresso com chocolate meio-amargo e sorvete de menta) e o Frapê (expresso duplo com leite condensado, sorvete de chocolate, gelo picado, chantilli e grãos e café). Para comer, o cardápio oferece tortas doces e salgadas, brownies com sorvete, sanduíches e os wraps lights, sucessos de público.

A rede Press Café oferece aos clientes uma série de bebidas especiais. O Press Gelado é um expresso batido e com cobertura de espuma. O Freddo Um, feito para beber de canudo, é um sorvete de baunilha, batido com café expresso e coberto com creme de chantilly. No Freddo Três o sorvete de baunilha é misturado ao licor de chocolate batido e coberto com creme de chantilly. Já o Presspuccino Gelado é o cappuccino da casa, receita exclusiva.

Sucesso de vendas sempre que o calor aparece, o Z Latto - cappuccino gelado - é o carro-chefe do cardápio no Z Café. A variedade de cafés com sorvete também são destaque no cardápio, como o Frapê de Café (sorvete de creme com calda de chocolate e chantilly), o Café com Nutella. Entre os pedidos mais frequentes está o Z Chocolate, receita da casa, sempre servido gelado. Para acompanhamento há a torta Z (gelada, feita com chocolate e doce de leite) e as saladas, sendo a de pêra com nozes caramelada a mais famosa.


Foto: Susi Padilha/ Agência RBS


Florianópolis


O Café Cultura, situado na Lagoa da Conceição, em um ambiente descontraído e charmoso, é um misto de cafeteria e bistrô. Há diversas opções de cafés, inclusive um com selo próprio, mas a novidade para o verão é o Amarula Coffee, feito com café, sorvete de creme e Amarula. Pratos lights, sobremesas, sucos e drinks também estão entre os destaques do menu.


Um dos pontos de encontro da Lagoa,o Empório Mineiro, traz novidades, como drinks com sorvetes Häagen-Dazs e cafés gelados. Entre os destaques estão Frapê de Cappuccino, Affogato e Ice Chocolate.


Situado em Sambaqui, o Coisas de Maria João tem uma intensa programação cultural, com shows de músicos locais e quitutes deliciosos. Com a chegada da nova estação, o local traz cardápio com opções de pratos com frutos do mar e destaca o café gelado a base de café expresso, sorvete de creme, nutella e macadâmia.


Foto: Getty Images


Joinville


Há um ano na via gastronômica de Joinville, o Gergelim Pães e Doces oferece opções vegetarianas, sanduíches, panquecas, omeletes e cafés especiais. O local é ideal para curtir happy hour com os amigos. Já o Mc Café, inaugurado há um mês, é o primeiro da rede, em Santa Catarina. No cardápio, cafés especiais, doces e salgados.

Blumenau

Um dos mais conhecidos de Blumenau, o Café Haus tem como destaques o café com sorvete e o cappuccino gelado. O menu também conta com diversas opções de cucas, tortas e salgados.

Atualizado em 7 Ago 2012.