Guia da Semana

A cena eletrônica ferve no segundo semestre do ano. Para quem estiver com o passaporte em dia e algum dinheiro no bolso, a hora é agora de ir à Europa ou aos Estados Unidos para aproveitar os grandes festivais de música eletrônica que fecham o verão e abrem o outono.

Em comum, DJs dos mais diversos países em mixagens consagradas e intervenções instrumentais ao vivo. No entanto, cada festival busca se diferenciar, trazendo propostas e modelos próprios, seja para celebrar a natureza, trocar experiências e estimular novas atitudes em workshops, seja para divulgar esportes ou discutir a produção musical da atualidade. Nossa seleção está logo abaixo.

Fotos: Divulgação/Páginas oficiais dos eventos

A decoração futurista do Aurora, na edição do ano passado

Aurora Festival
São quatro dias de muita música e troca de energia na praia de Asprovalta, localizada ao noroeste da Grécia. Os três palcos são identificados por corpos celestes. O principal, o Sol, terá mais de 70 atrações, com os principais DJs europeus do momento. Já o palco Terra será um grande chill out defronte para o Mar Egeu. Para entreter a galera, apresentações do Phoenix Fire Dancers. Os preços variam de acordo com o número de dias vivenciados. Haverá ônibus do aeroporto de Thessaloniki até a área.

Aurora Festival
De 26 a 30 de agosto
Camping de Asprovalta - Grécia
Preço: 30 a 120 euros

Eletric Zoo
Já no outono do hemisfério norte, Nova York celebra o seu maior festival de música eletrônica, o Eletric Zoo. São dois dias de festa, com 12 horas ininterruptas (das 11h às 23h) em cada dia, no Icahn Stadium, em Randall's Island Park. O evento reunirá um dos melhores line-ups do mundo, com nomes consagrados como Chemical Brothers, Diplo, Moby, LA Riots, Afrojack, A-Track, entre outros. Haverá ainda uma after party, comandada por Sharam e Robbie Rivera, entre outros.

Electric Zoo
4 e 5 de setembro
Randall Island Park - Nova York
Preço: US$ 76 a US$ 185



Inspirado nas culturas indígenas, o festival alemão rola em plena floresta

Indian Spirit
Totalmente dedicado ao trance, o evento quer retomar, através desse gênero, os antigos rituais dos povos indígenas que utilizavam a música para alcançar estágios de elevação mística e espiritual. A festa será em Heiligengrabe, no nordeste da Alemanha, e contará com a presença de DJs como o sueco Gaudium, os israelenses do 40%, os alemães Mekkanikka e Nok, entre outros, no palco central. Espalhados por toda a área, pequenos palcos ( decks) garantem o resto da animação, contando inclusive com os brazucas Feio, da XXXpirience, e V. Falabella.

Indian Spirit
De 2 a 6 de setembro
Heiligengrabe - Alemanha
Preço: 55 euros mais 5 euros de taxa de limpeza


Amsterdam
Dance Event
Um festival cabeça e profissional, para quem quer saber do futuro da música eletrônica. Na Holanda, produtores, DJs e todo o tipo de artista vão debater tendências, cenários e novas formas de produção e divulgação da música eletrônica. A música brasileira, inclusive, é tema de uma das mesas. As conferências acontecem no Auditório Felix Meritis e no Dylan Hotel. Já a música rola em mais de 40 clubes, como Oreon, Melkweg e Paradiso. A entrada é garantida para os participantes do evento. Quem quiser curtir somente as festas pode comprar ingressos individuais por estabelecimento. A noite de abertura conta com os DJs Carl Craig, Derrick May, Greg Gow, entre outros.

Amsterdam Dance Event
De 21 a 23 de outubro
Palestras no Auditório Felix Meritis e no Dylan Hotel
Preço: 290 euros (passaporte inteiro)


A Melkweg é um dos clubes participantes da ADE

Freeze Festival
Quem disse que música eletrônica é só para quem gosta de praia e camping? No final de outubro, o Freeze Festival acontece em Londres, no Battersea Power Station, unindo todos os gêneros da cena com esqui e snowboarding. Destaque para a grande pista de gelo, onde manobras radicais prometem disputar a atenção com os sets. As apresentações acontecem em dois palcos. O line-up ainda não está completo, mas adianta nomes como Roni Size, Mark Ronson e Pendulum DJ. A música ecoa no espaço, de 12h às 22h30.

Freeze Festival
De 29 a 31 de outubro
Battersea Power Station - Londres
Preço: 93 a 40 libras mais taxas

Atualizado em 7 Ago 2012.