Guia da Semana


Engana-se quem pensa que na Itália só se come massa. Na verdade, o gosto pelas carnes, sejam elas de ave ou de caça, também é extremamente presente no paladar do povo italiano. Dentro do ritual da comilança, as carnes entram como "segundo prato", depois dos antepastos e da pasta. Não resta dúvida, portanto, de que na Itália a carne é comida indispensável.

Javali, cordeiro, lebre, pato, coelho, galinha e outras tantas variedade de carnes compõem o cardápio dos italianos. Além dos conhecidos escalopes, quem já não ouviu falar em ossobuco de cordeiro? Um dos cortes de carne mais famosos da Itália, o ossobuco (foto) transformou aquilo que parecia pouco nobre em carne "de primeira". Na verdade, essa falsa hierarquia entre carnes "de primeira" e "de segunda" só existe mesmo aqui no Brasil.

Enquanto isso, na Itália, o ossobuco é prato predileto na mesa dos bons restaurantes. O nome assusta, mas o prato nada mais é do que o músculo cortado junto com o osso. Vale lembrar, é claro, que ossobuco só se transforma em prato de primeira quando preparado por cozinheiro de primeira. Para isso, não faltam exemplos.

Conheça outros pratos típicos da Itália

Atualizado em 7 Ago 2012.