Guia da Semana

O Bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, vizinho dos bairros Moinhos de Vento, Floresta e Mont Serrat, tem um charme que mistura ares do interior com opções de grande metrópole. E, justamente por essa combinação, tem atraído novos estabelecimentos comerciais e muito público. Principalmente à noite e nos finais de semana.

O bairro está mudando, como muitos em uma Porto Alegre que não para de se modificar. Ganhou bares e restaurantes badalados ali na Rua Nova York, perto da 24 de Outubro. Também nas ruas Auxiliadora, Mariland, Mata Bacelar, Bordini, que reúne restaurantes tradicionais como o Bacalhau do Porto e o Rei do Mocotó, além da tradicionalíssima Max Confeitaria, e na Rua Silva Jardim, as opções se multiplicam. A Pink Elephant, por exemplo, grife de night club que tem sede em Nova York, com filiais em vários países, escolheu a Rua Silva Jardim para se instalar em Porto Alegre.

O bairro ganhou muito comércio, academias de ginástica, lojas e mais lojas, casas noturnas, deliciosas cafeterias. Mas mantém seus recantos com cara de cidade pequena. E esse é o charme. Um dos últimos bairros em Porto Alegre que tem sala de cinema fora de shopping - o Instituto NT de Cinema, que ainda tem um café maravilhoso debaixo das árvores e oferece rica programação cultural. No bairro, entre poucas quadras, é possível encontrar bancos, farmácias, supermercados, pequenos mercados, restaurantes, bistrôs, escola de dança doventre, salões de beleza, academia de artes marciais, praça, cinema, alfaiate, delicatessen, pet shop. E fica difícil escolher entre cerveja, vinho, bacalhau,escondidinho, aipim frito, espaguete, capuccino e cuca alemã.

Entre pubs, bares e restaurantes, há o 72 New York, Arte & Bar, Bar doNito, BarDô, Dinorah, Lourival, Maryland Chopperia, Palermo Hollywood, BierGarten, Quartier Latin, Magazzino di Carol, El Cuervo Pastel, República dos Camarões, Schullinhas, Sharin, You Yi, Vecchia Restaurante e dezenas de outros. Vá a pé, passeie entre as ruas e escolha os recantos que mais combinam com você- ou com a vontade do dia.

Atualizado em 7 Ago 2012.