Guia da Semana

Por Viviane Aguiar


No fim do ano, não tem como fugir das famosas listinhas. Seja sobre as promessas que cada um faz para o novo calendário, seja para registrar o que foi feito nos 365 dias que se passaram, elas sempre estão lá. No mundo culinário, claro, a regra não é diferente. A entrega do Prêmio Brasil Gastronomia, que aconteceu no dia 19 de dezembro em São Paulo, fez exatamente isso: destacou os profissionais e os restaurantes que deram uma contribuição maior que os demais para o cenário gastronômico nacional.

Divulgação

Durante a cerimônia, realizada no salão L´Orangerie do finíssimo Sofitel, o curador Josimar Melo deixou bem claro que a intenção do prêmio não era reconhecer os melhores, mas os estabelecimentos e chefs que se destacaram entre os milhares que surgem todos os anos. Talvez por conta dessa máxima, algumas bem-vindas surpresas não aconteceram. O vencedor da categoria mais disputada, a de Profissional do Ano, foi concedida, por exemplo, ao chef do paulistano D.O.M, Alex Atala.

De talento incontestável, o cozinheiro merece todos os louros não só por seu reconhecimento internacional ou pela contribuição sem tamanho que dá para a cozinha e para os ingredientes brasileiros; mas simplesmente porque já deveria ser tratado como hors concours em qualquer premiação. De todo jeito, o fato é que Atala ganhou uma viagem para Paris, com estadia paga no famoso Plaza Athenée, jantar no estrelado Alain Ducasse e, ainda, US$ 1000,00 para as despesas.

Os outros vários finalistas, que passaram sob o crivo de experimentações in loco dos críticos Luciana Fróes (O Globo), Ricardo Castilho (Prazeres da Mesa), Liana Sabo (Correio Braziliense) e Eduardo Maya (Chef On Line, Comida di Buteco), levaram para casa um certificado. Entre eles, estavam a competente Mara Salles, do paulistano Tordesilhas, Paulo Martis, do paraense Lá em Casa, Roberta Sudbrack, do carioca homônimo, além dos tradicionalíssimos representantes do Grupo Fasano e Rubaiyat. Confira aqui a listagem dos vencedores.

Prêmio Brasil Gastronomia - os destaques da cozinha em 2006

  • Restaurante do Ano em Cozinha Regional Brasileira: Lá em Casa (Belém do Pará, PA)
  • Restaurante do Ano em Cozinha dos Imigrantes: Fasano (São Paulo, SP)
  • Restaurante do Ano em Cozinha Contemporânea: Zuu a.Z d.Z. (Brasília, DF)
  • Chef de Cozinha do Ano: Roberta Sudbrack (Roberta Sudbrack, Rio de Janeiro)
  • Serviço de Vinhos do Ano: Taste Vin (Belo Horizonte, MG)
  • Grande Prêmio Profissional da Gastronomia do Ano: Alex Atala (D.O.M., São Paulo)


  • Atualizado em 7 Ago 2012.