Guia da Semana

O chimarrão é uma das bebidas mais amadas de todo o país, principalmente porque no sul, onde é consumida quase que diariamente, é defendida com unhas e dentes. É tão importante o consumo de chimarrão nos pampas que existe até o Dia Nacional do Chimarrão.

+ Beber aumenta a sensação de prazer e gasta mais calorias durante beijo
+ Saiba onde beber cervejas hermanas em Porto Alegre
+ Veja se é possível conciliar cerveja com a dieta

Símbolo do Rio Grande do Sul, é consumida, principalmente, nos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e também nos nossos países vizinhos Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

De tão em alta que os ingredientes regionais estão, a erva mate de boa qualidade já está começando a ser utilizada em drinques e coquetéis em vários bares que trabalham com mixologia.

Em São Paulo, bares como o SubAstor servem a CaipiMate, com cachaça em infusão de erva mate, e o Armanda Bar serve o Mate Forte, que leva cachaça, licor 43, xarope de erva mate, gengibre e tangerina.

Já no sul, a cervejaria gaúcha Dado Bier lançou em 2010 a Dado Bier Illex, a primeira e premiada cerveja com erva mate.

Nossos hermanos de Buenos Aires também estão redescobrindo a yerba mate como ingrediente típico da América do Sul.

O bar Rey de Copas, no descolado bairro de Soho, está fazendo jus ao nome título de melhor casa de drinques portenha e também possui uma receita inspirada em mate. É um Gin Mate Tônica, primo distante do Gin Tônica que leva xarope de erva mate e cardamomo. Mais refrescante impossível.

Então, aposente a sua cuia esse mês e se arrisque em um drinque quente ou frio para homenagear sua querida erva mate!

Saiba mais sobre drinques, bebidas e coquetéis no Mixology News.

Por Marco De La Roche

Atualizado em 27 Ago 2013.