Guia da Semana

Nenhuma Páscoa está completa sem o famoso peixe na Sexta-feira Santa, os ovos de chocolate e uma deliciosa colomba pascal.

+ Delicie-se com os ovos de Páscoa Gourmet
+ Veja onde comer bacalhau em Florianópolis

A colomba, é um símbolo da Páscoa, mas o doce pode pesar na dieta ou ser contra-indicada à pessoas com restrições alimentares, principalmente em uma época de sabores tão calóricos.

Mas antes que você desista de comer mais esta delícia pascal, o Guia da Semana te dá uma receitinha de Colomba Light. O para rende aproximadamente 20 fatias e denmora 2h30 para ficar pronto, mas este tempinho vale a pena!

Ingredientes

250 g de ameixas secas sem caroços
2 xícaras (chá) ou 480 ml de leite desnatado
2 tabletes ou 30g de fermento biológico
3 xícaras (chá) ou 360g de farinha de trigo peneirada
½ xícara (chá) ou 65g de açúcar mascavo
2 ovos
5 colheres (sopa) ou 50g de azeite de oliva
1 colher (sopa) ou 15ml de essência de panetone
5 colheres (sopa) ou 7,5g de adoçante em pó para forno e fogão
1 clara
2 colheres (sopa) ou 16g de castanha-de-caju moída

Para decorar: frutas secas

Modo de Fazer

1. Coloque em uma panela as ameixas e o leite. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 20 minutos ou até as ameixas amolecerem. Retire do fogo e ao amornar misture o fermento.
2. Incorpore, aos poucos, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo ao fermento. Misture até ficar homogêneo. Cubra e deixe crescer, por 30 minutos.
3. Adicione os ovos, o açúcar, o azeite de oliva e a essência de panetone. Mexa ficar homogêneo. Aos poucos, adicione o restante da farinha de trigo e com as pontas dos dedos trabalhe a massa por 5 minutos.
4. Divida a massa em duas partes iguais e coloque-as em 2 formas de papel próprias para fazer colomba (capacidade para ½ kg). Cubra e deixe crescer por mais 30 minutos, em ambiente aquecido.
5. Em outra tigela bata as claras com o adoçante em pó, e a castanha-de-caju. Espalhe sobre as colombas de maneira uniforme. Leve as colombas ao forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por 45 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno e por cima decore com frutas secas.

Por Juliane Corrêa

Atualizado em 19 Abr 2013.