Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

Com colarinho, sim senhor!

Conheça os bares do Brasil onde é possível apreciar o bom chope e exercitar a filosofia botequeira.


Foto: Getty Images



É verão. O clima de calor e descontração toma conta das mesas de boteco. E para acompanhar as rodas de bate-papo, a happy hour ou os encontros com os amigos no meio da tarde, nada melhor que um chope na temperatura ideal, com dois dedos de colarinho em uma temperatura estupidamente gelada. Poucos resistem ao etílico que, acompanhado de amendoins, tremoço ou salgados em geral, torna o dia mais animado.

Curiosidades sobre a bebida

Criado na Mesopotâmia há 6 mil anos, o chope leva seus mesmos ingredientes da cerveja - água tratada, malte, cereais cervejeiros (como o milho e o arroz), carboidratos e lúpulo. A única diferença é que a segunda passa por mais um processo, o de pasteurização, onde a temperatura da bebida é elevada e rapidamente baixada, fornecendo uma vida útil maior.

Durante o verão o chope que mais tem saída é o claro, chamado pilsen. O escuro, de modo geral, é mais vendido em temperaturas baixas, pois leva a adição de malte torrado ou caramelo, consistindo quase sempre em um sabor adocicado e amargo. Já o colarinho, que muitas vezes pode até gerar briga entre o cliente e o chopeiro, é imprescindível para conservar a temperatura e não fazê-lo amargar. O ideal é que fique nos dois dedos (ou 3 cm).


Segredos de um bom chope

"Minha bica é à moda antiga. Regulo a pressão do gás e soco bem o gelo na caixa para deixar a serpentina gelada. Meus copos são lavados com sabão neutro e não trabalho com caneca 0º, pois pra mim só faz colocar água no chope", enfatiza Joaquim Antero, dono do Bar Adonis, eleito pela revista Veja o melhor chope do Rio de Janeiro. Os especialistas afirmam que congelar o copo antes de servir só aumenta a sensação de que a bebida está gelada. Na pratica, a diferença que ele dá é de cerca de meio grau a menos do que com o copo à temperatura ambiente. Ou seja, quase nada.

"O nosso diferencial é o tratamento que damos ao chope, desde o sistema de refrigeração, passando pelo armazenamento, chopeira, até chegar ao copo. O resultado é um chope que sai no bico a -0,5º e chega à mesa com no máximo 1,5º", aponta Wellington de Castro, gerente do Bar Original, eleito por oito anos o melhor chope de São Paulo. Para os botequeiros de plantão, selecionamos os melhores bares do Brasil onde é possível apreciar uma bom bate papo, petisco e um chope gelado.

Original (São Paulo)

Uma das pioneiras no estilo boteco-chique, o Original se destacou pelos petiscos e o chope de qualidade. Entre os segredos da casa, uma câmera fria descansa os barris por 24 horas antes de ser engatado nas duas biqueiras. Uma para a cristalina bebida, outro para o cremoso e espesso colarinho. O resultado é a aprovação do público e mais de 10 mil litros vendidos por mês. A casa ainda recomenda as porções de pastéis ou os bolinhos de bacalhau para acompanhar a bebida.

Endereço: Rua Graúna, 137 - Moema
Horário: segunda a quarta, das 17h30 às 2h; quinta e sexta, até 3h; sábados e feriados, a partir das 12h; domingo, das 12h às 22h
Telefone: (11) 5093-9486

Bar Léo (São Paulo)

No centro velho de São Paulo e sempre lotado, o Bar Léo traz a fama de um dos melhores chopes da cidade. A espera a pé é compensada por Joaquim, profissional que repete a operação há 15 anos, tirando das biqueiras de uma chopeira alemã antiga, a bebida que chega às mãos dos clientes na temperatura ideal. Para acompanhar, porções de salsicha aperitivo, queijo parmesão e bolinhos de canapés.

Endereço: Rua Aurora, 100 - Centro
Horário: Segunda a sexta, das 10h45 às 20h30; sábado, até 16h
Telefone: (11) 3221-0247

Foto: divulgação/ Bar Original

Dois Irmãos (São Paulo)

Desde a década de 30 o bar está na região de Campo Belo. Mesmo passando por vários donos e algumas reformas, o Dois Irmãos conserva até hoje a chopeira mais antiga de São Paulo (da década de 50) responsável pela combinação do chope gelado com o colarinho cremoso. Algumas noites são embaladas por música ao vivo e, no menu, petiscos como o bolinho de arroz recheado de carne-seca.

Endereço: Rua Demóstenes, 55 - Campo Belo
Horário: Segunda a sexta, 14h à 0h; sábado até 22h; domingo até 17h
Telefone: (11) 5093-1927

Bar Adonis (Rio de Janeiro)

A chopeira do Bar Adonis é quase tão velha quanto a casa. Para deixar a bebida na temperatura ideal, uma caixa de gelo resfria a serpentina de 90 metros. Diferente dos outros bares, somente uma saída é necessário para despejar a bebida na caldereta com os três centímetros de colarinho. O melhor chope do Rio vende em media 6 mil litros. Para acompanhar a famosa bebida o dono Joaquim Antero recomenda o bolinho de bacalhau.

Endereço: Rua Luís Gonzaga, 2156 - Benfica
Horário: diariamente, das 11h às 22h
Telefone: (21) 3890-2283

Bar Brasil (Rio de Janeiro)

Campeã em 2007 e 2008 pela Veja, o Bar Brasil perde o trono este ano, mas mantém a qualidade. Inaugurada em 1907, a estrela da casa é o chope tirado em uma serpentina de 66 metros e servido em copos limpos corretamente. No cardápio de tira-gostos, croquete de carne e salsichas de vitela são algumas das opções.

Endereço: Avenida Mem de Sá - Lapa
Horário: quarta a sexta, das 11h à 0h; segunda a terça, até às 23h; sábado, até 18h
Telefone: (21) 2509-5943

Academia da Cerveja (Florianópolis)

Com um cardápio cervejeiro de várias partes do Mundo, o espaço propõe difundir o Mundo da Cerveja para os seus clientes. Inaugurado em junho de 2009, a Academia faturou o prêmio da Veja servindo à risca a lei de pureza alemã, tanto para as latas, garrafas como para os etílicos retirados da máquina. Uma vez por mês, o bar faz degustações e, às quintas, promove uma marca fora do menu, próprias de microcervejaria. Para acompanhar à mesa, a porção de chucrute com bacon.

Endereço: Rua Lauro Linhares, 624 - Trindade
Horário: domingo a quinta, das 14h à 1h; sexta e sábado, até 2h
Telefone: (48) 3207-8500

Choperia Albano's (Belo Horizonte)

Para se tornar referência mineira na bebida, a Choperia Albano's tem um tratamento especial com barris que passam 48 horas em uma câmara fria. O chope é tirado em tulipas de 330 ml com a temperatura entre 0º e 2º. Para tira-gosto, um cardápio variado que incluí batatas gratinadas, carnes, queijos, salsichões, entre outros.

Endereço: Rua Pium-i, 611 - Anchieta
Horário: segunda a sexta, a partir das 18h; sábados, domingos e feriados, a partir das 15h
Telefone: (31) 3281-2644

Foto: Getty Images

Schwarzwald, ou Bar do Alemão (Curitiba)

Com a temática germânica o Schwarzwald, conhecido como Bar do Alemão, atrai turistas e curitibanos para degustar o melhor chope de Curitiba e consagrado prato carne de onça, servido cru e feito com patinho moído três vezes e temperado com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.

Endereço: Doutor Claudino dos Santos, 63 - São Francisco
Horário: diariamente, das 11h às 2h
Telefone: (41) 3223-2585

A Toca (Porto Alegre)

O campeão da cidade é fabricado de maneira 100% artesanal e produzido na cidade de Teutônia. A Toca serve a bebida sem conservantes e fresca, saindo da fábrica em um temperatura entre 0 e 4 graus e chegando à choperia nas mesmas condições. Os tonéis ficam armazenados em câmeras frias próximo ao balcão para diminuir a distância até as torneiras. No cardápio, o destaque vai para o bolinho de carne com azeitona.

Endereço: General Lima e Silva, 1255, Cidade Baixa
Telefone: (51)3279-2072
Horário: Terça a domingo, das 18h à 0h

Bar da Praia (Recife)

De frente para o calçadão da Avenida Boa Viagem, o Bar da Praia oferece uma visão paradisíaca para turistas e recifenses, enquanto degustam as tulipas de chope eleitas pela Veja a melhor da cidade. O estabelecimento oferece dois tipos (Stella Artois e Brahma), com dois dedos de colarinho e sempre gelados.

Endereço: Avenida Boa Viagem, 760, Boa Viagem
Horário: diariamente, das 11h30 ao último cliente
Telefone: (81) 3326-8403

Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

11 lugares para comer fondue em São Paulo no inverno 2021

Restaurantes

Inverno 2021: onde tomar sopas em São Paulo

Restaurantes

Dia da pizza 2021: lugares para comemorar a data em São Paulo

Restaurantes

18 restaurantes em São Paulo com menu especial para o inverno 2021

Restaurantes

10 restaurantes em São Paulo com quitutes juninos

Restaurantes

Mr. Cheney lança cookie Paçoca Amor para celebrar as festas juninas; saiba tudo!

Restaurantes